Representantes da Prefeitura de Sapiranga estiveram na Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e na UPA Central de Caxias, na quarta-feira (22/06), para conhecer o modelo de gestão compartilhada adotado no Município. A secretária da Saúde de Sapiranga, Janete Hess, e a coordenadora-geral da pasta, Marta Reichert, realizaram a visita em função do interesse em adotar modelo semelhante ao implantado em Caxias do Sul. Elas foram recebidas pela secretária da Saúde de Caxias, Daniele Meneguzzi; pelos diretores do setor Jurídico, Mário Gregoire Taddeucci, e Financeiro, Milton Balbonot, além de Patrícia Mejolaro Britto, responsável pela Fiscalização do Contrato da UPA Central.
A secretária Daniele e equipe apresentaram o modelo vigente em Caxias, que é detalhado em Plano de Trabalho. O acompanhamento da gestão é diário, com emissão de relatórios, controle de metas e fiscalização que funciona diuturnamente nas duas unidades (Central e Zona Norte). “Mantemos uma relação muito próxima com as gestões das UPAs, pois esse não é um tipo de contrato que pode ser meramente formal. O Município acompanha muito de perto, não importa se é sábado, domingo, feriado, precisamos estar sempre informados sobre o andamento dos atendimentos e isso é fundamental na gestão compartilhada”, detalhou Daniele.
Também foram mostrados dados relativos à economicidade gerada, uma vez que se o Município custeasse com recursos próprios, lotando servidores, somente os custos gerados com folha de pagamento na UPA Central, por exemplo, chegariam a R$ 3,619 milhões mensais, enquanto o custo total no modelo atual é de R$ 2,308 milhões para recursos humanos, estrutura, materiais e serviços. A secretária de Saúde de Sapiranga informou que o município possui uma UPA de porte I e que as informações coletadas em Caxias servirão de subsídio para possivelmente implantar modelo semelhante na cidade.
Foto por Cristiane Barcelos