1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Junho

Sala de Exposições do Ordovás lança a mostra “Encontros”

Com curadoria de Glaucis de Morais, assinam os trabalhos Darlan Gebing, Marcelo Pedroso, Vini Agliardi e Vinicius Guerra

Publicada dia

A Exposição “Encontros” abre no dia 24 de junho, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. A ideia é convidar o público a refletir sobre as histórias, memórias e sensações proporcionadas pelo espaço urbano. A mostra reúne estações artísticas que compõem um mapa afetivo de Caxias do Sul, construído a partir de textos, imagens, objetos e conteúdos audiovisuais captados em diversos endereços, como a Estação Rodoviária, o Parque dos Macaquinhos e a Praça Dante Alighieri, além de ruas centrais e periféricas.

Com curadoria de Glaucis de Morais, assinam os trabalhos Darlan Gebing, Marcelo Pedroso, Vini Agliardi e Vinicius Guerra. “A ideia desta exposição surgiu durante o isolamento social imposto pela pandemia e a partir de encerramentos de ciclos que provocaram reflexões acerca das perdas que ocorreram ao longo dos últimos dois anos. Percebi que o meu corpo e o meu estar na cidade ficaram mais sensíveis. Então comecei a olhar para as ruas como potência de criação. Uma cidade só é construída por causa dos afetos. Não são os carros ou os prédios, são as pessoas que fazem a cidade. A cidade se encontra nos encontros”, destaca Darlan Gebing.

Na abertura da exposição, marcada para às 18h, os artistas promovem uma visita guiada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de junho entrando em contato com a Unidade de Artes Visuais pelo telefone (54) 3901-1316, ramais 201 e 202.

Além da visita guiada na abertura, a exposição “Encontros” promove outras três atividades. No dia 02 de julho, às 16h, acontece a Caminhada Cartográfica que vai percorrer os arredores do Centro de Cultura Ordovás com a finalidade de proporcionar aos participantes um momento de observação do espaço urbano. Não é necessário inscrição prévia para participar.

Também estão previstas duas atividades de formação para a comunidade, sob o título “Cartografia de si: prática poética de mapear encontros”. No dia 07 de julho, o encontro será no Campus 8 da UCS, contemplando estudantes universitários, artistas, professores e público em geral. Já no dia 13, a atividade será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Pereira dos Santos, voltado para estudantes da rede pública.

Galeria de imagens
1 de 8 imagens

Foto por Marcelo Pedroso

Foto por Marcelo Pedroso

Foto por Marcelo Pedroso