1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Junho

Técnicos da Prefeitura participam de Seminário na região sobre frutas cítricas

Caxias do Sul tem 245 hectares plantados das principais variedades, com expectativa de uma safra de três mil toneladas, segundo a Emater

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) participa do 23º Ciclo de Palestras sobre Citricultura, realizado em Veranópolis nesta semana (dias 29 e 30.06). Os engenheiros agrônomos da pasta, Dalcionei Pazzin e Thales Bordignon Milanesi, acompanham o evento, que é anual e itinerante. A promoção é da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Veranópolis e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No primeiro dia do evento (quarta-feira) foram abordados diversos assuntos que envolvem o cultivo de frutas cítricas, como o controle de pragas (com enfoque na mosca das frutas e ácaros), o controle de doenças (com enfoque na pinta preta e no cancro cítrico), além de um panorama local e estadual da citricultura e as perspectivas no Brasil e no mundo. Nesta quinta, a programação prevê visitas a propriedades rurais.

Segundo os técnicos da SMAPA, as condições climáticas de Caxias do Sul favorecem a produção de frutos de qualidade. “A citricultura se insere no sistema produtivo como uma alternativa de geração de renda ao pequeno e médio produtor rural, com grande potencial de crescimento no município, tendo em vista que, com medidas relativamente simples, podemos aumentar a produtividade dos pomares, que muitas vezes não recebem a atenção que merecem pelos produtores por priorizarem outras culturas”, afirma Pazzin.

O evento também tratou da qualidade das mudas e do uso de novas variedades. “Foram abordadas muitas questões importantes que podem ser aplicadas ao nosso município, como os componentes do preço e custo de produção das frutas e, por fim, a busca de uma melhor qualidade dos produtos para bem atender ao mercado consumidor cada vez mais exigente”, acrescenta Milanesi.

Entre os citros tradicionais (laranjas e bergamotas), Caxias do Sul registra anualmente uma produção significativa. Para este ano, a estimativa da Emater/ Ascar - RS é que sejam colhidas no Município cerca de três mil toneladas. A área plantada é de 245 hectares.

A participação de membros da equipe em eventos técnicos é um dos eixos da SMAPA. “Nosso papel é fazer a informação chegar aos produtores rurais, para que possam planejar e implementar sua produção agropecuária a partir de processos que gerem produtividade, eficiência e sustentabilidade”, observa o diretor técnico de gestão da Secretaria, Fernando Vissirini Lahm dos Reis.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação