1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Julho

Feira da Maesa ganha status de instituição municipal em Caxias do Sul

Projeto de lei foi sancionado pelo prefeito Adiló Didomenico na tarde deste domingo (17), em meio à população, na rua Plácido de Castro

Publicada dia

Em ato realizado em meio à população, com pouca formalidade e grande circulação de público, o prefeito Adiló Didomenico sancionou na tarde deste domingo (17) o projeto de lei que torna a Feira Maesa Cultural oficialmente uma instituição de Caxias do Sul. A assinatura do texto que estipula a realização do evento no terceiro domingo de cada mês ocorreu na própria Rua Plácido de Castro.

A Administração Municipal também esteve representada pelos secretários de Cultura, Aline Zilli; Parcerias Estratégicas, Maurício Batista da Silva; Turismo, Enio Martins; Meio Ambiente, João Osório Martins; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Élvio Gianni, de Governo, Grégora Fortuna dos Passos e pela presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Katiane Boschetti da Silveira.

Em paralelo, cerca de 350 pessoas participaram da visitação guiada pelos pavilhões da antiga metalúrgica, em ação realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

“É um momento de grande alegria para todos nós, que vamos, pouco a pouco, para fazer tudo da maneira correta, resgatando este espaço para a comunidade. São pouquíssimas as cidades no país que podem dispor de um local como este e é algo que precisa ser valorizado. Que bom que podemos contar com a força das nossas lideranças comunitárias para isso”, declarou Adiló.

O prédio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle S/A (Maesa) ganhou status de patrimônio histórico municipal em 2015. O acordo de doação pelo Estado prevê que o complexo de 53 mil metros quadrados se destine a uso público com finalidade cultural, de equipamentos públicos e de funcionamento de órgãos públicos, preservando as características arquitetônicas e culturais do patrimônio.

A representação do Grupo Gestor do complexo se completou com as presenças do presidente da Associação Amigos da Maesa, Paulo Sausen, do presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, da presidente da Câmara Municipal, Denise Pessôa, e dos vereadores Rafael Bueno, Lucas Caregnato e Estela Balardin.

A Feira Maesa Cultural é promovida por meio de parceria da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), da União das Associações de Bairros (UAB), da Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos, Sindiserv e Ação Cidadania.

Fotos: Rodrigo Rossi

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Prefeito Adiló Didomenico sanciona lei que institui a Feira Maesa Cultural, em meio à população

Foto por Rodrigo Rossi

Participação de lideranças comunitárias ganhou destaque em discurso do prefeito Adiló Didomenico

Foto por Rodrigo Rossi

Grupo de secretários municipais representou equipe de governo no evento na Rua Plácido de Castro

Foto por Rodrigo Rossi