1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Julho

Samae investe em sistema com sensores online para medição da qualidade da água

Com investimento de R$ 1 milhão, autarquia pretende aumentar a eficiência do tratamento do líquido

Publicada dia

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) investe na implantação de sistema com sensores online para a medição da qualidade da água nas estações de tratamento e nos reservatórios. Em um investimento de R$ 1 milhão, a autarquia pretende aumentar a eficiência do processo e diminuir o tempo de resposta em caso de desconformidade na qualidade da água. A melhoria já está em execução e deve ser concluída em 2024.

De acordo com os padrões de potabilidade estabelecidos pela portaria 888/2021, é exigido que a frequência de análises para os parâmetros de pH, cloro livre, cor e fluoretos sejam realizadas a cada duas horas, assim como do parâmetro de turbidez, que deve ser feita nas unidades filtrantes de cada estação. Ao todo, o Samae realiza por dia cerca de 580 análises.

O gerente de tratamento de água, Tiago Antonio Marcon, salienta a importância de investir na modernização do processo. “A implantação de sensores aumenta a segurança da qualidade da água distribuída de forma significativa, pois o controle de qualidade numa ETA é aprimorado com a utilização de analisadores contínuos. Essa ferramenta possibilitará ao Samae agir de forma preventiva caso verifiquem-se alterações na qualidade da água produzida, levando em consideração que as análises são referências para o controle da operação”, explica.

Foto por Laura Piola