1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Julho

Vice-prefeita participa de treinamento da Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília

Objetivo do programa é aumentar a capacidade administrativa dos municípios

Publicada dia

A vice-prefeita Paula Ioris integrou durante esta semana a 11ª turma do programa Liderando Para o Desenvolvimento, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília. De 28 a 30 de junho, foram abordados temas como uso de dados nas tomadas de decisões, desenvolvimento sustentável nos municípios, liderança no setor público entre outros. O objetivo deste programa é aumentar a capacidade administrativa dos municípios.

“O programa Liderando tem três eixos, que são a liderança e legado, inovação e sustentabilidade”, ilustra Paula.

No primeiro dia, os painéis foram focados no tema legado e liderança, com cases das cidades Francisco Morato (SP) e Salvador (BA). “O que elas fazem com o legado de gestão é um trabalho baseado na questão da governança, a gestão pública. É uma postura de trabalhar no curto prazo, mas com uma visão de longo prazo, muito interessante. Quando a gente passa a trabalhar com indicadores, dados, saímos da pressão de segmentos diferentes, em que cada uma defende o seu lado. Com dados temos a direção correta que temos de ir”, explica.

Em todos os temas abordados foram apresentados cases de sucesso de diversos municípios, todos baseados no cumprimento da agenda para 20/30, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os cases apresentaram o que fazer e como fazer.

“Sinto que tanto no ‘o que’ quanto no ‘como’, nós estamos no caminho. O que podemos fazer nas políticas públicas que já estamos desenvolvendo, como a regularização fundiária, e programas de desenvolvimento econômico, as nossas ações na educação, o nosso plano de governo está muito alinhado com tudo isso. Precisamos avançar na interligação, primeiro disseminando os que são os ODS para a comunidade em geral, para os servidores e conselhos, integrar as metas do PPA e da LOA aos ODS, aspectos que já estamos construindo”, pondera Paula.

Ela também participou de uma palestra que foi direcionada para executivos do Governo Federal, organizada pela ENAP e a Microsoft sobre inteligência emocional com fator de gestão.

Ao longo dos anos, a ENAP se dedicou especialmente à formação de funcionários, servidores públicos na esfera federal. Porém, identificaram e decidiram ter um olhar mais atendo, mais forte em relação aos municípios, visto que percebem a necessidade de aumentar a capacidade administrativa dos municípios. Assim, criaram o programa voltado aos gestores públicos municipais.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação