1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Agosto

Aberta Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação

Os pais podem comparecer com seus filhos a qualquer UBS do Município

Atualizada dia

Caxias do Sul abriu, na manhã desta segunda-feira (08/08), a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (para crianças menores de cinco anos) e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos de idade). O ato simbólico de abertura ocorreu na UBS Serrano, às 8h.

A pequena Mariana Piazza Gonçalves, um ano e 11 meses, fez a vacina contra poliomielite. Todas as crianças de um a quatro anos de idade devem realizar essa vacina, mesmo que estejam com a proteção contra a doença em dia, caso de Mariana. Ela foi atendida pela técnica em enfermagem Gisele Lovato e estava acompanhada dos pais, Marilia Piazza, 36, e Noslei Gonçalves, 42.

Também estiveram presentes a vice-prefeita, Paula Ioris; a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi; o diretor de Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde (SMS), Dino de Lorenzi; a diretora técnica da Vigilância Epidemiológica, Magda Beatris Teles, e a gerente da UBS, Diana Giordani.

A campanha ocorre em todo o país até 09/09. Em Caxias do Sul, os pais podem levar seus filhos a qualquer UBS do Município. Para facilitar o acesso da população, a SMS ampliou, a partir desta segunda-feira, o horário das salas de vacina das sete UBSs que funcionam em horário estendido (Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê). Assim, as salas de vacina dessas unidades passam a atender até as 19h. Nas demais o horário é até 16h.

Vacinas do calendário de rotina estão disponíveis em todas UBSs

As as vacinas do calendário vacinal de rotina estão disponíveis em todas as UBSs do Município. As vacinas tríplice viral e da febre amarela são realizadas nas quartas-feiras (exceto UBS Centro de Saúde, que realiza nas sextas-feiras). Já a vacina BCG ocorre por agendamento, realizado em cada UBS. Todas as demais doses do calendário de rotina são aplicadas de segunda a sexta-feira. Um Dia D de vacinação ocorre no dia 20/08 (sábado). As informações serão divulgadas oportunamente.

A vacinação contra covid-19 não tem alterações: crianças de 3 e 4 anos são vacinadas nas terças e quintas-feiras em 11 UBSs; já para quem tem a partir de 12 anos, a imunização ocorre em todas UBSs.

Serviço

Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite: para crianças menores de 5 anos.

  • 1 a 4 anos: todos devem receber a vacina oral, mesmo que já tenham recebido a gotinha.
  • Menores de 1 ano: somente crianças com a vacina injetável em atraso (menores de 1 ano não fazem vacina oral)

Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente: menores de 15 anos de idade que tenham vacinas de rotina em atraso.

  • Quando: de 08/08 a 09/09 em todas UBSs – segunda a sexta-feira
  • Horário:
  • UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê: 8h às 19h.
  • Demais UBSs: 8h às 16h.
  • Dia D: sábado, 20/08 (mais informações serão divulgadas oportunamente).
Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Cristiane Barcelos

Foto por Cristiane Barcelos

Foto por Cristiane Barcelos

Foto por Cristiane Barcelos