1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Agosto

BNDES vai estruturar projeto de Parcerias para edificação e manutenção de escolas

Objetivo é que sejam construídas 35 escolas de educação infantil

Atualizada dia

A demanda de vagas para educação infantil é um tema recorrente há anos no município. Mesmo tendo 15 escolas locadas e 23 próprias, além das quase 5 mil vagas compradas em escolas privadas, ainda há uma fila de outras 5 mil crianças, aproximadamente, e que aumenta a cada ano. No todo, hoje, são cerca de 13 mil crianças de 0 a 5 anos que dependem do município, matriculadas em vagas públicas. Assim, o executivo procurou o BNDES para um estudo sobre a possibilidade de uma parceria público-privada para a construção de novas escolas.

“O escopo seria a realização de uma PPP para resolver a infraestrutura. Estimamos 35 escolas para atender a demanda reprimida e também a reconstrução de três escolas que estão em estado de infraestrutura muito precária”, explica o secretário de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista da Silva.

Ele ressalta que a parceria será para construção e manutenção, ou seja, para a parte estrutural e serviços não pedagógicos. As questões pedagógicas permanecem sob responsabilidade do município.

O parceiro privado receberia uma remuneração do município, baseado em qualidade das escolas, atendimento de ocorrências, entre outros, os quais serão avaliados constantemente.