1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Agosto

Cercamento de Horta Comunitária será entregue à comunidade

Obra executada pela SMAPA na Zona Norte foi possível graças a voluntários que doaram material

Atualizada dia

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) fará a entrega oficial à comunidade, na terça-feira (16.08), do cercamento de parte da Horta Comunitária do bairro Belo Horizonte, na Zona Norte. O ato está marcado para 15h, na Horta, que fica próxima à UBS do Belo Horizonte (se chover, será no Centro Comunitário).

O trabalho de cercamento foi executado pela equipe de Apoio aos Programas da SMAPA. Os servidores fixaram 160 palanques de concreto e instalaram 126 metros de telas de arame com dois metros de altura, material que foi doado por apoiadores da iniciativa. No local, integrantes de 17 famílias cadastradas cultivam hortaliças, temperos, flores e ervas medicinais.

O cercamento da área de 2.200 metros quadrados atende a um pedido da comunidade. “Naquele local há grande circulação de animais, especialmente cães e cavalos, que podiam pisotear e danificar os cultivos”, explica a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da SMAPA, Luana Mugnaga. Ela acrescenta que os animais também representavam risco de contaminação da horta, que agora ficará mais protegida.

Em dezembro de 2021, foi sancionada a lei que instituiu o Programa Municipal de Agricultura Urbana, possibilitando a ampliação da atividade nas hortas. Além da Horta Comunitária do Belo Horizonte, a SMAPA também coordena a Horta Comunitária Colina do Sol, no Vila Ipê. Uma terceira horta comunitária está em fase de implantação no Campos da Serra.

A manutenção dos espaços é realizada pela SMAPA, em parceria com as secretarias do Urbanismo (SMU), Meio Ambiente (Semma), Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e Codeca. O projeto Hortas Comunitárias está presente em várias cidades brasileiras. As hortas ficam em terrenos onde não pode haver habitações, como sob torres da rede elétrica, como é o caso da Zona Norte.

“Esses terrenos, se não forem utilizados para algum programa que traga benefícios à comunidade, geram depósitos irregulares de lixo ou outros problemas sociais, como invasões”, argumenta o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto. Segundo ele, a intenção da pasta é intensificar a produção nas hortas comunitárias e incentivar mais moradores a se integrar.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Divulgação SMAPA

Foto por Divulgação SMAPA