1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Agosto

Coordenadoria da Juventude lança cartilha sobre Bullying e Cyberbullying

Evento de lançamento contou com palestra com a especialista sobre o tema Gabriela Amato

Atualizada dia

A Coordenadoria da Juventude lançou oficialmente, na manhã desta terça-feira (09), a cartilha “Conhecendo para deter: Bullying e Cyberbullying”. O material foi apresentado em evento no auditório do Centro Administrativo, que contou com palestra da doutora em Direito e especialista em Bullying e Cyberbullying, Gabriela Amato, que abordou o tema para adolescentes que participaram do evento que foi transmitido pelo canal do YouTube da prefeitura. Na segunda-feira (08/08), durante a abertura da Semana da Juventude, a cartilha foi entregue em primeira mão, ao prefeito Adiló Didomenico e autoridades do Município.

A cartilha aborda a fundo a temática do bullying em suas diversas variações. O material foi criado pela Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, e visa alertar e discutir sobre esta forma de violência que vem crescendo de forma alarmante no Brasil. Segundo o titular da coordenadoria, Morvan da Costa e Silva, a cartilha é de grande valor didático a respeito da temática. “Muitas vezes o jovem não sabe como lidar com a situação, nem como detê-la. Por isso, hoje, lançamos o material que servirá também de apoio aos professores e comunidade escolar”, pontua.

No evento, Gabriela reforçou junto ao público o debate sobre as temáticas trazidas no material, esclarecendo conceitos, discutindo estatísticas e promovendo um momento de reflexão. “Trabalhar a prevenção ao bullying e ao cyberbullying com os jovens é extremamente necessário, pois, por meio dela, é possível evitar que essas situações aconteçam, em vez de tentarmos minimizar os danos que já aconteceram. Abordar o tema significa dar importância a esses fenômenos e, com isso, informá-los sobre as consequências jurídicas e emocionais que o bullying e o cyberbullying podem gerar”, comentou.

A cartilha “Conhecendo para deter: Bullying e Cyberbullying” foi desenvolvida pelo marketing da prefeitura e conta com layout estrategicamente pensado para chamar a atenção de crianças e adolescentes, sendo de fácil identificação, principalmente por conter ilustrações temáticas e um texto acessível, o que facilita a compreensão do conteúdo. A Cartilha está disponível ao público gratuitamente, em versão on-line. O material pode ser acessado em: https://caxias.rs.gov.br/servicos/seguranca-publica/diretoria-de-protecao-social/coordenadoria-da-juventude ou fazendo download no arquivo abaixo.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Palestra sobre Bullying e Cyberbullying, com Gabriela Amato

Foto por Lucas Fermiani

Cartilha “Conhecendo para deter: Bullying e Cyberbullying”

Foto por Lucas Fermiani

Conhecendo para deter Bullying e Cyberbullying
Publicado dia 09/08/2022 às 16:16