1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Agosto

Emoção e nostalgia marcam homenagem a 20 personalidades pelos 132 anos de Caxias do Sul

Plantio de árvores no Ecoparque, na manhã de sábado (13), reuniu representantes dos mais diversos segmentos da vida e história do município

Atualizada dia

Emoção e memória em doses florestais marcaram a mais recente etapa do ciclo de homenagens a 132 personalidades ligadas a história, desenvolvimento e divulgação de Caxias do Sul, sábado (13) pela manhã, no Ecoparque. Na ocasião, como parte das comemorações pelos 132 anos de emancipação, mais 20 nomes foram dedicados a mudas de espécies nativas que ganharam cultivo no solo de uma das principais áreas verdes do município.

Até o momento, 73 pessoas já obtiveram o reconhecimento. Por este link, confira a relação de nomes e um breve perfil dos 20 homenageados deste sábado (13) e de que forma marcaram a história de Caxias do Sul. A iniciativa é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA).

O vento gelado que cortou as colinas caprichosamente ajardinadas em torno do Complexo Dal Bó tornou ainda mais intensa uma cerimônia informal que já estava carregada de sentimentos. Em especial, pela homenagem ao servidor municipal Luiz Cezar Vacchi, diretor do departamento de Praças, Parques e Jardins (PPJ) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), que faleceu em um acidente automobilístico no ano passado.

Naquela que, até agora, talvez tenha sido uma das mais impactantes demonstrações de reconhecimento de toda a série de plantios, cerca de 20 pessoas, entre familiares, amigos e colegas, se reuniram em volta do tarumã dedicado ao Gringo, como Vacchi era conhecido, a fim de prestar seus respeitos.

“Quero manifestar minha gratidão à administração pública. É uma merecida homenagem. Como família, estamos muito orgulhosos. O Vacchi foi um exemplo de funcionário público, em todas as administrações por que passou. Como técnico agrícola que foi, ele agora está vivo aqui, junto dos colegas que ele tanto estimava. Ele sempre dizia que queria me trazer aqui. Às vezes, queria até conversar de outra coisa em casa, mas ele só falava em PPJ. Agora vamos lembrar dele aqui”, discursou Juliana, viúva do servidor, quando a palavra foi aberta aos participantes.

O primeiro a se manifestar, em nome dos homenageados do dia, foi o líder comunitário Marciano Corrêa da Silva:

“Esta surpresa vou levar para o resto da minha vida. Nunca imaginei que teria uma árvore em minha homenagem. Isso aqui eu levo para a minha vida. Agradeço muito ao prefeito e à vice-prefeita por este reconhecimento”.

Na sequência, falou o professor e ex-vereador Felipe Giron, filho da professora Loraine Slomp Giron, falecida em 2021:

“É um momento muito emocionante. Minha mãe fez aniversário há poucos dias e amava muito a natureza. É a melhor homenagem que poderia haver. Conseguiram unir a luta comunitária com grandes personalidades caxienses”.

A diversidade de forças representadas no grupo de personalidades mereceu distinção de Renato Zugno, filho do agrônomo e ambientalista José Zugno, já falecido, responsável por uma transformação sem precedentes no cultivo agrícola do município:

“É muito legal estar aqui, não só pela quantidade, mas pela qualidade das pessoas homenageadas. É uma grande alegria”.

Também emocionada, a servidora Fabiana de Lucena preferiu render palavras ao pai, o comunicador Luiz Carlos de Lucena, de maneira mais reservada:

“A gente costuma ouvir que, na vida, se deve conceber um filho, escrever um livro, e plantar uma árvore. Meu pai teve quatro filhos, escreveu cinco livros, mas se foi sem plantar uma árvore. Agora não falta mais nada”.

Ao lado da vice-prefeita Paula Ioris e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Elvio Gianni, o prefeito Adiló Didomenico representou em Luiz Cezar Vacchi os nomes de todos os homenageados da vez:

“É uma justa homenagem, simbolizar com uma árvore a contribuição que essas pessoas deram e dão a nossa sociedade. O Ecoparque demonstra que o homem e a natureza podem e devem coexistir em harmonia. Só é preciso respeito”.

Secretário municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins fez questão de lembrar que a própria existência daquele momento passava diretamente pela contribuição de Luiz Cezar Vacchi:

“Era uma pessoa fantástica, um colega excepcional. Quando começamos essa gestão, encontramos este lugar destruído. O Vacchi assumiu isso aqui e restabeleceu o parque”.

Osório também aproveitou para assinalar, de modo breve, a importância e o reflexo do trabalho da secretaria para a sociedade:

“Muitas vezes, somos penalizados publicamente, porque somos aqueles que fiscalizam, que aplicam as multas. Mas essa área aqui foi construída com recursos de medidas de compensação ambiental. É graças à compensação ambiental que hoje temos um parque belíssimo, em perfeitas condições. Isso mostra que a coisa pública, se bem cuidada, vale a pena. Nossa luta vale a pena”.

Ainda estiveram presentes o presidente da União das Associações de Bairro (UAB) de Caxias do Sul, Valdir Walter, e o vereador Gilfredo de Camillis.

No próximo sábado (20), um novo grupo de personalidades históricas para o município deve receber sua dedicatória em forma de árvores. De maneira gradual, o plantio vem sendo realizado desde junho, organizado em grupos, por ordem alfabética. A depender das condições climáticas, a quantidade de nomes reconhecidos e a data de cada ocasião podem sofrer ajustes. A expectativa é de que o processo seja concluído na semana em que se comemora o Dia da Árvore, em 21 de setembro.

Todos os homenageados, seus familiares ou representantes são avisados antecipadamente pela equipe da Prefeitura – que realiza a ação por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). Um breve perfil dos homenageados na etapa anterior da iniciativa pode ser conhecido neste endereço. E a lista completa, com todos os nomes, está disponível aqui.

No total, serão plantadas 30 mudas de ipê-amarelo, 30 mudas de ipê-roxo, 20 mudas de tarumã, 32 mudas de cerejeira e 20 mudas de ingá – todas espécies nativas do Brasil.

Fotos: João Pedro Bressan

Galeria de imagens
1 de 23 imagens

20 personalidades significativas para a história, o desenvolvimento e a divulgação do município tiveram árvores plantadas em seus nomes no Ecoparque, neste sábado (13)

Juliana Vacchi, viúva do servidor municipal Luiz Cezar Vacchi

O líder comunitário Marciano Corrêa da Silva

Felipe Slomp Giron, filho da professora Loraine Slomp Giron

Renato Zugno, filho do agrônomo e ambientalista José Zugno

Prefeito Adiló Didomenico

Secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins

Secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Elvio Gianni (E), e vice-prefeita Paula Ioris também acompanharam o plantio

Irmã Renata Segat

Familiares de Jennifer Sirtoli

Promotora de Justiça Janaina de Carli dos Santos

Líder política e comunitária Joanira Kayser

Empresário João Francescutti

Presidente da UAB, Valdir Walter, representou José Carlos de Anflor, dirigente histórico da entidade

Familiares do escritor José Clemente Pozenato

Filhos do agrônomo e ambientalista José Zugno

Juíza diretora do Fórum da Comarca de Caxias do Sul, Joseline Mirele Pison de Vargas

Jornalista Fabiana de Lucena, filha do jornalista e comunicador Luiz Carlos de Lucena

Familiares de Luiz Cezar Vacchi

Familiares de Marçal Rodrigues, o Juruna

Líder comunitário Marciano Corrêa da Silva

Familiares do líder comunitário Luiz Pizzetti

Familiares da professora Loraine Slomp Giron