1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Agosto

Entidade parceira da Prefeitura de Caxias completa 10 anos

Centro Assistencial Vitória atende crianças e adolescentes no Bairro Planalto

Atualizada dia

O prefeito Adiló Didomenico participou, na manhã de sábado (06/08), da festa em comemoração aos 10 anos de fundação do Centro Assistencial Vitória (CAV), localizado no Bairro Planalto. A associação civil, de cunho beneficente de assistência social e sem fins lucrativos, foi fundada em 28 de julho de 2012 com o propósito de atender crianças e adolescentes com idades entre seis e 15 anos em situação de vulnerabilidade, dando sequência a um trabalho anterior que era administrado pela congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (Instituto Bárbara Maix).

A entidade é uma das parceiras da Fundação de Assistência Social FAS), vinculada à Prefeitura de Caxias do Sul. Atualmente, o termo de fomento assegura atendimento a 80 crianças e adolescentes com foco central no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A seleção dos atendidos, residentes na região sudoeste da cidade, é feita por meio de regulação conduzida pelo Centro Regional de Assistência Social.

Além de refeições servidas ao público-alvo, são oferecidas oficinas de cultura, arte e cidadania, no turno contrário da escola. As atividades se concentram essencialmente em teatro, artes, contação de histórias, informática, dança, jogos lúdicos, percussão e desenhos. O objetivo é contribuir para a proteção das crianças e adolescentes com ações de caráter preventivo e proativo.

Em sua manifestação, o prefeito reafirmou o compromisso da atual gestão com a assistência social. Recordou que, mesmo diante das dificuldades financeiras da Administração, as ações da área têm recebido atenção especial. Elogiou a estrutura do local e o esforço da diretoria, equipe de servidores e dos voluntários em prestar o melhor atendimento possível às crianças e adolescentes.

Presidente da entidade, Viviane Pinto Bado afirmou que o momento era de muita comemoração pelas conquistas e desafios superados nos 10 anos da casa. Emocionada, agradeceu o apoio da equipe e dos voluntários por estarem sempre dispostos a auxiliar e interagir com os alunos. “Estas crianças nos conquistam, diariamente, com suas demonstrações de afeto e amor”, registrou. Além da presidente, a entidade tem mais 17 pessoas atuando na diretoria e nos conselhos Deliberativo e Fiscal, e uma equipe de trabalho com cerca de 10 colaboradores.

A programação de aniversário incluiu a apresentação de danças de ex-alunas e de participantes atuais. Um bolo foi servido aos convidados para marcar o momento. A data ainda foi prestigiada pela presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira; diretora de Proteção social Básica, Jovane Fochesato; deputado Neri, o Carteiro; por gestores, colaboradores e voluntários do serviço; famílias e alunos atendidos.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Katiane Boschetti da Silveira

Foto por Roberto Hunoff

Foto por Roberto Hunoff