1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Agosto

Lançada a 18ª edição do Passaporte da Leitura

Programa retoma os encontros presenciais com escritores e estudantes oferecendo aos educandos a possibilidade de contato com diferentes obras e diálogo com escritores durante a 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Atualizada dia

Nesta segunda-feira (08/08), na Biblioteca Parque, na Estação Férrea, foram apresentados os autores que irão trocar ideias com os alunos das escolas municipais da cidade na 18ª edição do Passaporte da Leitura. Nesta edição, participarão 11 escritores, 44 escolas e ao todo serão distribuídos 984 livros. São eles: Alexandre Camanho, Aline Abreu, Cléo Busatto, Cris Eich, Helena Gomes, Ernani Ssó, Odilon Moraes, Helô Bacichette, Milton Célio de Oliveira Filho, Maria Amália Camargo e Rosane Pamplona. Neste ano, após dois anos de ações virtuais em decorrência da pandemia, haverá atividades presenciais com alunos do município durante a Feira do Livro em outubro, além de participarem de outras ações, como bate-papos, oficinas e palestras durante o evento.

O prefeito Adiló Didomenico salientou a importância da leitura e o estimule de vida que os livros podem dar a todos que leem. “Ler é viajar através do livro. É conhecer o mundo. A leitura liberta o ser humano e precisamos incentivar cada vez mais as pessoas a lerem, assim como é feito com o passaporte da leitura nas escolas”, comentou o prefeito.

A professora e escritora, Helô Bacichette, enfatizou a alegria de poder estar trocando ideias sobre sua obra para os alunos, que um dia foi professora. “ Eu só sou escritora pois fui e sou leitora, se não fosse a leitura a estimular a minha escrita hoje não estaria aqui falando para todos e aos alunos que terei imenso prazer em ouvir vossas considerações e entendimento sobre minha obra”, comentou a escritora.

O Passaporte da Leitura é um dos mais consolidados projetos continuados de incentivo à leitura no país. As escolas participantes receberão sacolas com livros do autor. A partir de daí, essas histórias serão trabalhadas por professores, alunos e, sempre que possível, nas comunidades em que as instituições estão inseridas. Após o encerramento do projeto as escolas receberão kits com livros de todos os escritores participantes, para que sejam incorporados as suas bibliotecas.

Na oportunidade, os professores também tiveram a oportunidade de participar do workshop “Literatura e Animação: Narrativas fantásticas e seus signos” com os escritores e ilustradores Gio e Doug.

Estavam presentes no lançamento, a secretaria da Cultura Aline Zilli, a Patrona na Feira do Livro 2022, Maya Falks, o Amigo do Livro, Décio Bombassaro e o vereador Lucas Caragnato.

Sobre o projeto:

Criado em 2005, o projeto já envolveu mais de 177 mil estudantes; 213 autores, vindos de diferentes partes do Brasil; e distribuiu mais de 13 mil livros a cerca de 500 escolas e instituições. Em 2017 o projeto recebeu o prêmio Ages (Associação Gaúcha de Escritores) na categoria “melhor ação de promoção da leitura”.

O Passaporte da Leitura é uma realização da Diretoria do Livro, Literatura e Leitura da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura – PPEL.

Acesse o link para conhecer os participantes dessa edição: https://youtube.com/playlist?list=PLe2tR4ysTE5bzOjdOF9FZHvl4PT2RFQH_

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Prefeito Adiló Didomenico

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Helô Bacichette

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Entrega dos Kits que irão para as escolas

Foto por João Pedro Bressan