1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Agosto

Momento de festa para a Educação de Caxias do Sul

Prefeitura é palco de homenagem a Escolas Municipais de Ensino Fundamental que completam 50, 60 e 80 anos em 2022

Atualizada dia

Uma noite de festa para a comunidade escolar de Caxias do Sul preencheu o auditório do Centro Administrativo Municipal nesta terça-feira (9). Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação (SMED) renderam homenagem às Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que completam 50, 60 e 80 anos em 2022. Ao todo, 12 instituições de ensino, foram reconhecidas pela trajetória de serviços prestados à população. (Abaixo, confira a lista completa.). Maior rede municipal de ensino de todo o Estado, Caxias do Sul tem mais de 42 mil estudantes atendidos por aproximadamente 3 mil professores e educadores em 133 escolas nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As escolas homenageadas na cerimônia prestigiada pelo prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris e a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini, além de representantes do Legislativo, envolvem o público das regiões de Ana Rech, Charqueadas, Cruzeiro, Fazenda Souza, Jardim América, Maestra, Marechal Floriano, Petrópolis, Presidente Vargas, São Caetano, São Cristóvão e Vila Oliva. De maneira simbólica, cada instituição recebeu uma muda de árvore para plantio em suas dependências.

“Sou irmão de duas professoras, filho de mãe analfabeta e de pai caminhoneiro. Ia para a escola de pés descalços. Tenho muito respeito pela educação. No meu entendimento, ser professor é muito mais do que profissão, é uma missão. A homenagem que prestamos hoje é o mínimo que podemos fazer para demonstrar o nosso apreço, carinho e gratidão pelo trabalho de vocês. Parabéns pela trajetória”, declarou o prefeito Adiló Didomenico.

Ao mencionar a aquisição de 50 mil licenças de internet e mais de 30 mil títulos para biblioteca digital, desde o início da gestão, o chefe do executivo sublinhou a prioridade dada à educação no orçamento do município.

“Com todas as dificuldades e com todas as restrições que o município está passando hoje, ainda assim, estamos destinando todos os nossos esforços, nossa energia e grande parte dos nossos recursos para a educação. Porque entendemos que é o alicerce do futuro, por onde se vai construir a Caxias do Sul de amanhã. Então, temos de valorizar e enaltecer o trabalho das pessoas que fazem este futuro virar realidade. Sempre há o que melhorar, sabemos disso. Mas queremos manifestar nossa gratidão a estas equipes, familiares e alunos”, afimou Adiló.

Em menos de dois anos, a rede municipal de ensino já recebeu 1490 kits de robótica, 345 mesas interativas, sendo 83 para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 262 para a Educação Infantil (EI), 6500 chromebooks modelo aluno, 500 chromebooks modelo professor e 175 gabinetes para carregamento das baterias e armazenamento dos chromebooks.

No total, o município investiu cerca de R$ 30 milhões na qualificação e modernização do atendimento ao pensamento computacional e uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) de estudantes e professores, dentro do que prevê a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De maneira inédita, Caxias do Sul está agora inserida no seleto grupo de municípios do Brasil com assessorias técnicas específicas para Atendimento Educadional Especializado de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD), com um Núcleo de Fonodaudiologia Escolar e Educacional e ainda um núcleo com o propósito específico de Qualificar a Educação Para Relações Étnico-Raciais (QuERER). Além disso, desde 2021, já foram abertas mais de 3 mil vagas na Educação Infantil.

“Se estamos reunidos aqui nesta homenagem, é porque gerações de professores, servidores, familiares e estudantes cuidaram com carinho do que foi plantado há tanto tempo. Quantas vidas se transformaram, quantos sonhos foram sonhados e quantas realidades foram atravessadas diariamente nesta trajetória? Este é o papel da escola. O aprendizado se dá por sensibilidade e construção diária. Não tenham dúvida de que temos um grande compromisso com o cognitivo. Mas não há desenvolvimento cognitivo sem o desenvolvimento das emoções”, concluiu a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini.

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) homenageadas em 2022

  • Abramo Pezzi – 50 Anos
  • Afonso Secco – 50 Anos
  • Alfredo Belizário Peteffi – 50 Anos
  • Caldas Júnior – 50 Anos
  • Fermino Ferronatto – 50 Anos
  • Lobo Da Costa – 50 Anos
  • Luiz Covolan – 50 Anos
  • Luiza Morelli – 50 Anos
  • Padre Leonardo Murialdo – 50 Anos
  • São Valentin – 50 Anos
  • Luiz Antunes – 60 Anos
  • Erny De Zorzi – 80 Anos

Fotos: João Pedro Bressan

Galeria de imagens
1 de 13 imagens

EMEF Abramo Pezzi - 50 anos

Foto por João Pedro Bressan

EMEF Afonso Secco - 50 anos

Foto por João Pedro Bressan

EMEF Alfredo Belizário Peteffi - 50 anos

Foto por João Pedro Bressan

EMEF Caldas Júnior - 50 anos

Foto por João Pedro Bressan

EMEF Fermino Ferronato - 50 anos

Foto por João Pedro Bressan

EMEF Lobo da Costa - 50 anos

Foto por João Pedro Bressan

EMEF Luiz Covolan - 50 anos

Foto por João Pedro Bressan

EMEF Luiza Morelli - 50 anos

Foto por João Pedro Bressan

EMEF Padre Leonardo Murialdo - 50 anos

Foto por João Pedro Bressan

EMEF São Valentim - 50 anos

Foto por João Pedro Bressan

EMEF Luiz Antunes - 60 anos

Foto por João Pedro Bressan

EMEF Erny De Zorzi - 80 anos

Foto por João Pedro Bressan

12 instituições de ensino receberam agradecimento por trajetória de serviços prestados à população

Foto por João Pedro Bressan