1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Agosto

Plano para instalação de novo Canil Municipal avança mais uma etapa

Prefeito Adiló Didomenico assina permuta de aquisição da área de 5 hectares que receberá alojamento, em projeto que integra o futuro Parque de Proteção Animal

Publicada dia

Na próxima quinta-feira (4), já está prevista para ocorrer a primeira reunião que dará encaminhamento à etapa seguinte dos planos para a implantação do novo Canil Municipal em Caxias do Sul. A próxima missão da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), consiste em negociar a permuta da área onde está instalado o atual abrigo de animais, em São Virgílio da 6ª Légua. A ideia é que o interessado na aquisição do terreno de aproximadamente 1,4 hectar se encarregue das obras para a instalação do novo complexo, em um espaço quase cinco vezes maior, na Linha Luciana, Colônia Sertorina, a partir de um projeto do próprio Executivo.

Se a operação tiver êxito, além de economizar recursos, o município também ganha o ritmo acelerado de uma construção conduzida pela iniciativa privada, que não necessita passar pelos trâmites e prazos licitatórios da esfera pública. A estimativa dos técnicos é de que, apenas com esta medida, o andamento do processo seja acelerado em quase dois anos.

O avanço de mais uma fase no projeto que futuramente evoluirá para a amplitude de um Parque de Proteção Animal se tornou realidade no fim da tarde desta segunda-feira (1), com a formalização de outro processo de permuta. O prefeito Adiló Didomenico sancionou o documento que formaliza a aquisição da área onde será o novo Canil Municipal, próximo à Estrada dos Romeiros.

Em troca de um terreno de 1,2 mil m2, o que equivale a 0,12 hectar, o município tornou-se proprietário de um lote de 5 hectares. E ainda lindeiro a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que dará destinação correta aos dejetos dos animais por gravidade, sem necessidade de despesas com sistemas de bombeamento.

“Agradecemos à Câmara de Vereadores por ter aprovado um projeto como este em tempo recorde e por haver examinado a questão com racionalidade, sem se deixar mover pela paixão. Indiscutivelmente, hoje temos a melhor área possível para este propósito”, elogiou o chefe do Executivo.

O secretário municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins, também agradeceu aos parlamentares em seu pronunciamento, estendendo o gesto aos colegas de secretariado e, principalmente, de pasta:

“Os próprios servidores estavam sofrendo e torcendo para a negociação ser bem-sucedida”, revelou.

Ainda na presença dos representantes do Legislativo, das demais secretarias e de protetores dos animais, a vice-prefeita Paula Ioris deu destaque ao engajamento coletivo na proposta:

“Diferentes olhares enxergam possibilidades além do que uma cabeça só é capaz de ver. Valeu a contribuição de todos aqui para que chegássemos a essa solução”.

Fotos: Bibiana Ribeiro Mendes

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Prefeito Adiló Didomenico (C), secretário municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins (D), e vice-prefeita Paula Ioris (E) agradeceram envolvimento de diversos setores na aprovação do projeto

Foto por Bibiana Ribeiro Mendes

Representantes de vereadores, secretariado e protetores de animais prestigiaram formalização da permuta para área de novo Canil Municipal

Foto por Bibiana Ribeiro Mendes