1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Agosto

Prefeitura de Caxias quer agilizar criação de agroindústrias

Grupo de trabalho está buscando referências em outros municípios para criação de lei que gere desburocratização do processo

Publicada dia

Secretários municipais e servidores da Prefeitura trabalham no projeto de uma legislação específica para agilizar e incentivar a criação de agroindústrias em Caxias do Sul. Na semana passada, o grupo se reuniu na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete). Participaram os titulares da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Rudimar Menegotto; do Urbanismo, João Uez; e do Meio Ambiente, João Osório Martins; além de servidores das pastas, da Sdete, da Vigilância Sanitária e representantes da Emater.

Durante a reunião, eles recepcionaram o médico veterinário da Prefeitura de Bento Gonçalves, Cristiano Selbach, que apresentou o programa local de agricultura familiar. A iniciativa se consolidou como um case estadual na questão do incentivo à criação de agroindústrias, inclusive junto à Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul.

Recentemente, o grupo caxiense esteve em Bento Gonçalves para conhecer a legislação voltada à agricultura familiar. Além da prefeitura, visitaram mercados onde são comercializados produtos de origem animal e vegetal elaborados por agroindústrias familiares. “Queremos entender os processos de criação e as diferenças ou semelhanças com o cenário caxiense”, observa Menegotto.

Em 2020, um comitê foi criado e realizou as primeiras tratativas com o mesmo objetivo, reunindo representantes da SMAPA, Urbanismo, Meio Ambiente e Saúde, além de entidades como Emater e Sebrae. O trabalho resultou em avanço na questão do Habite-se, agilizado por meio de uma ordem de serviço emitida naquele ano.

Foto por Divulgação