1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Agosto

Reunião de emergência trata da escala de pediatras na UPA Zona Norte

Encontro teve as presenças de representantes da Prefeitura e Universidade de Caxias do Sul

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul convocou, na tarde deste sábado (06/08), uma reunião de emergência para tratar da cobertura de médicos pediatras na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Zona Norte. O objetivo da reunião, realizada entre a Prefeitura e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), que é gestora da UPA Zona Norte, foi buscar alternativas para recompor o quadro médico com a maior brevidade possível. Participaram da reunião o prefeito Adiló Didomenico, a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi; o procurador-geral do Município, Adriano Tacca; o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, e o vice-reitor, Asdrubal Falavigna; e os diretores da Secretaria da Saúde (SMS) Fabio Baldisserotto, Mario Gregoire Taddeucci e Milton Balbinot.

O motivo da escala incompleta foi a rescisão de forma unilateral por parte da empresa que contrata esses profissionais para a UCS. Diante disso, o reitor informou que a instituição já está tomando as medidas cabíveis.

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que mesmo diante deste cenário nenhuma criança deixará de receber assistência. Todas as crianças passam por triagem na UPA Zona Norte, recebem o primeiro atendimento e, conforme avaliação, podem ocorrer transferências para a UPA Central, com suporte do Samu.

A SMS lembra que as UPAs são voltadas a casos de urgência e emergência. Consultas de rotina devem ser realizadas de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Cristiane Barcelos

Foto por Cristiane Barcelos