1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Agosto

UBS São Caetano realiza bate-papo sobre amamentação

Atividade faz parte do Agosto Dourado

Publicada dia

A Unidade Básica de Saúde (UBS) São Caetano, em Caxias do Sul, realizou na quarta-feira (10/08) um bate-papo para conscientizar gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) sobre o processo e a importância da amamentação. Elas foram convidadas pela equipe da UBS e por Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Ao todo, 12 mamães participaram da atividade que fez referência ao Agosto Dourado, mês do aleitamento materno.

A conversa foi conduzida pela gerente da UBS e psicóloga Viviane Suzin Savaris, que explicou a função emocional da amamentação. Também contou com a participação de Cintia Motter Brustolin, nutricionista da rede de saúde, e de Denise Cristina da Silva, enfermeira da UBS São Caetano, que abordaram os aspectos nutricionais e técnicos do aleitamento. “Não é só um ato de amor, mas de resistência. É importante manter a tranquilidade e a própria saúde, pois essas coisas influenciam nos nutrientes do seu leite. Por isso, enfatizamos tanto essas atividades, assim vocês podem sair daqui fortalecidas e conscientes de que o seu leite é o melhor para o seu bebê”, destacou a nutricionista.

Também foram demonstradas quais as melhores posições para a mamãe amamentar, como segurar o bebê durante esse momento e também abordada a alimentação mais adequada para manter a saúde da mãe e do bebê, bem como os resultados positivos que podem vir do aleitamento. Para ilustrar, a equipe contou com slides, uma boneca e o avental didático para amamentação. A conversa também se expandiu para outros pontos da maternidade, como o cuidado com a autocobrança, a melhor forma de lidar com o choro do bebê e a autoconfiança da mãe. Além de tirarem dúvidas e compartilharem experiências, as gestantes que compareceram ganharam um certificado de mãe destaque e uma lembrança da UBS para o bebê.

Outra ação é programada pelas UBSs Sagrada Família e Madureira. As unidades criaram grupos de whatsapp com as gestantes para compartilhamento de informações sobre gestação e, neste mês, especialmente sobre amamentação. No terça-feira (16), à tarde, as duas UBSs promoverão rodas de conversa sobre amamentação com as gestantes vinculadas ao serviço.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Betânia Ramalho da Silva

Foto por Betânia Ramalho da Silva

Foto por Betânia Ramalho da Silva