1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Setembro

Cultura lança a primeira edição do “AMARP RETRÔ 2020 e 2021”

A mostra apresenta obras de arte e livros doados para o Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul nos últimos dois anos

Atualizada dia

Com intuito de cada vez mais valorizarmos o Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP), a Unidade de Artes Visuais (UAV), por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), promove a Exposição “AMARP RETRÔ 2020 e 2021”, que abre para visitação no dia (07/10), às 19h, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

Conservando a produção artística da cidade ao longo da história, o AMARP é composto por obras de artes em variados gêneros e linguagens de artistas que integraram o contexto cultural de Caxias do Sul e de outras cidades, possibilitando que a comunidade e as gerações futuras, tenham acesso a esse patrimônio para a compreensão do processo artístico local.

A nova ação, através de uma proposta expositiva, apresentará a cada ano as obras doadas dos anos anteriores. O fortalecimento da cultura caxiense passa pela percepção de que conservar e proteger o patrimônio artístico também significa criar meios de aproximação entre arte e sociedade.

As obras, para serem incorporadas ao acervo, devem ser originadas de alguma exposição de Arte realizada nos espaços públicos da cidade de Caxias do Sul. A primeira edição do “AMARP RETRÔ” faz a retrospectiva, apresentando obras doadas pelos artistas nos anos de 2020 e de 2021 de uma forma interativa e inovadora, com acessibilidade e material direcionado às instituições de ensino.

Para marcar a abertura da mostra, a equipe da Unidade de Artes Visuais, representada pelos servidores municipais: o historiador e agente administrativo, Felipe da Silva Vitória e a coordenadora e curadora cultural, Mona Carvalho estarão realizando a atividade “O AMARP PARA O FUTURO: Conhecendo o acervo” em conjunto aos artistas que estarão expondo nesta edição. A abertura será uma visita guiada à exposição e ao acervo, simultaneamente.

“AMARP RETRÔ 2020 e 2021” é mais um projeto da UAV de pré-celebração dos vinte anos da existência do AMARP, que será comemorado em 2024, dos cinquenta anos do início desta história, como Pinacoteca Aldo Locateli, que acontecerá no ano de 2025. A exposição também está na programação do aniversário do Centro de Cultura Ordovás, que é a casa do nosso tão importante acervo.

A exposição contará com obras dos artistas: Alfredo Bedin, Carlos Gandara, Celso Bordignon, Christian de Lima, Claudia Ribeiro, Clayton Macedo, David Ceccon, Dedé Ribeiro, Everton Leite, Jaqueline Pauletti, Lisi Wendel, Marcelo Hübner, Marcelo Pferscher, Mauro Bettiol, Nilton Dondé, Olir de Menz, Paquito Masia Herrera, Pedro Henrique Silva, Pedro Tati, Tere Finger, Verlu Macke, Victor Hugo Porto, Vico Eme e Vitor Senger. Além das obras, serão expostos três livros: Bez Batti – Dialogando com Picasso e dois de Vera Zattera, Seu Valter -Humanidade e Sucesso e 10.000 Anos de Arte Têxtil.

“O AMARP PARA O FUTURO: Acessibilidade”

A equipe da UAV preparou um material acessível da exposição, que facilitará a inclusão da Arte no cotidiano das pessoas que possuem deficiência. O intuito é ser um facilitador e tornar mais cristalino o acesso às informações sobre as obras e os artistas do nosso acervo. A partir de agora, toda e qualquer exposição que contempla obras do acervo, deverão ter os cuidados necessários para uma exposição acessível.

Esta ideia foi possível em uma parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul e com o apoio da Imaginativa – Acessibilidade e Educação através da audiodescritora Milena Eich.

“Programa Educativo UAV: O AMARP PARA O FUTURO”

Material da Exposição “AMARP RETRÔ 2020 e 2021” para Instituições de Ensino.

A exposição estará disponibilizada também no formato 3D, em um ambiente interativo e imersivo, respeitando as dimensões da Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás. A mostra digital será o mais fiel possível à realidade da exposição, oportunizando a visitação da mostra de qualquer local do mundo e oferecendo conteúdos diversos para a arte-educação.

O Programa Educativo UAV: “O AMARP PARA O FUTURO” é voltado para uso das instituições de ensino. O programa que acompanhará a exposição “AMARP RETRÔ” de cada ano, sugere uma proposta conjunta: a UAV apresenta exposições e materiais dinâmicos e interativos e, em contrapartida, as escolas através dos professores, compartilham do resultado trabalhado em sala de aula.

Interessados deverão se inscrever através do Programa Educativo UAV na plataforma da Unidade de Artes Visuais (UAV DIGITAL: https://sites.google.com/view/uavdigital) para recebimento do material que visa a realização de uma exposição digital dos estudantes participantes.

As inscrições são gratuitas a partir do dia 10 de outubro a 04 de novembro de 2022.

Serviço:

Exposição:

“AMARP RETRÔ 2020 e 2021” com obras do AMARP

Obras de: Alfredo Bedin, Carlos Gandara, Celso Bordignon, Christian de Lima, Claudia Ribeiro, Clayton Macedo, David Ceccon, Dedé Ribeiro, Everton Leite, Jaqueline Pauletti, Lisi Wendel, Marcelo Hübner, Marcelo Pferscher, Mauro Bettiol, Nilton Dondé, Olir de Menz, Paquito Masia Herrera, Pedro Henrique Silva, Pedro Tati, Tere Finger, Verlu Macke, Victor Hugo Porto, Vico Eme e Vitor Senger. Livros de: Vera Zattera e Bez Batti

Período: 07 de outubro a 06 de novembro de 2022

Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Visitação: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 16h às 22h.

Visitação Online na UAV DIGITAL: https://sites.google.com/view/uavdigital

Visitação gratuita.

Atividade: “O AMARP PARA O FUTURO: Conhecendo o acervo”

Visita Guiada na Exposição e no AMARP

Atividade da Exposição “AMARP RETRÔ 2020 e 2021”

Dia: 07 de outubro, sexta-feira, às 19h

Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho e Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP)

Confirme sua presença em: https://sites.google.com/view/uavdigital

Atividade presencial e gratuita.

Programa Educativo UAV: “O AMARP PARA O FUTURO”

Material da Exposição “AMARP RETRÔ 2020 e 2021” para Instituições de Ensino.

Período: 10 de outubro a 04 de novembro de 2022

Professores de escolas formais e informais interessados em receber material do Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP).

Solicitação através da UAV DIGITAL ( https://sites.google.com/view/uavdigital)

Atividade digital e gratuita.

“O AMARP PARA O FUTURO: Acessibilidade”

Para a inclusão da Arte no cotidiano de pessoas com deficiência, a Unidade de Artes Visuais (UAV) apresenta, junto à UAV DIGITAL e a exposição, um material acessível para todos.

Visitação a partir do dia 07 de outubro, às 19h pela UAV DIGITAL https://sites.google.com/view/uavdigital

Esta ideia foi possível em uma parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul e com o apoio da Imaginativa – Acessibilidade e Educação através da audiodescritora Milena Eich.

Atividade presencial, digital e gratuita.

Unidade de Artes Visuais

(54) 3901.1316

Responsável: Mona Carvalho

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Vitor Senger

Foto por AMARP

Série Floristas - Marcelo Hübner

Foto por AMARP

Tere Finger

Foto por AMARP

Mundividência Sensível - Vico Eme

Foto por AMARP