1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Setembro

Governador anuncia soluções para demandas de Caxias

Manifestação ocorreu durante a premiação do 25º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes

Atualizada dia

Ao lado do prefeito Adiló Didomenico e da vice-prefeita Paula Ioris, o governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, anunciou na noite de sábado (24/09) duas aguardadas soluções para antigas demandas da comunidade de Caxias do Sul e que foram motivo de reiteradas manifestações das lideranças locais. A confirmação ocorreu durante a realização da premiação do 25º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes, que reuniu perto de 500 participantes, no salão da Comunidade de São Romédio.

A primeira demanda atendida tem relação direta com o público presente à premiação. Governo do Estado e Prefeitura de Caxias do Sul assinaram termo de cooperação para compartilhamento de uso, pelo período de 10 anos, das instalações da antiga Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), localizadas em Fazenda Souza. A medida permitirá a realização conjunta de pesquisas e a retomada do evento HortiSerra, uma exposição de produtos e serviços para a atividade agrícola promovida pela Prefeitura, em seis edições, de 2007 a 2015.

Outra reivindicação antiga era a retomada do funcionamento do Quartel de Bombeiros da Zona Norte. O governador anunciou que o Estado está na fase final das tratativas para assinar contrato de locação de um novo prédio para instalar o serviço, pois tornou-se inviável a reforma da estrutura antiga. “Falta apenas o proprietário do imóvel, localizado no mesmo bairro do antigo prédio, apresentar algumas certidões para assinatura do contrato. A partir daí, iniciamos a fase efetiva de implantação, o que pode ocorrer ainda neste ano”, afirmou.

O governador também destacou que os 25 anos de realização do concurso de vinhos, sucos de uva e espumante comprovam sua importância para o fortalecimento e qualificação do setor. Recordou a liderança do Rio Grande do Sul na atividade vitivinícola: 54% na produção de uvas, 90% em vinhos e 85% em espumantes.

O prefeito Adiló Didomenico agradeceu os anúncios do governador e ressaltou ações que a Administração Municipal tem adotado para atender demandas do setor agrícola. Citou a lei aprovada pela Câmara que autoriza a Prefeitura a realizar obras no interior das propriedades, e o investimento de R$ 55 milhões, por meio de financiamento, para a compra de máquinas e equipamentos, o que agilizará o atendimento das demandas das comunidades.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, salientou que o concurso, ao longo destas 25 edições, contribuiu decisivamente para a melhoria da qualidade dos vinhos caxienses, que já estão presentes em todos os estados brasileiros e também no exterior. “São empresas pequenas e familiares, mas que com esforço, investimentos e apoio do setor público, têm mostrado competência para conquistar e ampliar seus mercados”, reforçou.

Vice-presidente da Rede de Vinícolas, Gustavo Arbugeri, lembrou a afirmação de um amigo no passado de que Caxias seria a “Detroit do Vinhos”, por ter perdido a sua condição de grande produtora de vinhos. De acordo com o empresário, o concurso de vinhos e a atual qualidade das marcas locais comprovam que aquele pensamento estava equivocado. “Hoje já colocamos nossos produtos em países da América do Sul, Europa, Ásia e nos Estados Unidos. Também temos presença marcante nos concursos nacionais e internacionais. Isto nos dá certeza de que estamos no caminho certo e devemos seguir na busca ainda maior de qualidade”, conclamou.

Fernando Milani, empresário e integrante do comitê organizador do concurso, acrescentou a correta decisão de incluir duas novas categorias: vinhos suaves, hoje responsáveis por 60% do faturamento da atividade caxiense, e espumantes, estes divididos nas categorias Moscatel e Brut, Extra Brut e Nature. As demais categorias são branco, rosado e tinto de mesa, branco e tinto vinífera, vinífera engarrafado e suco de uva. Outros avanços foram a criação do comitê, os eventos itinerantes nas vinícolas, a ampliação das bancas avaliadoras, o troféu Grande Ouro para amostras que obtiveram mais de 93 pontos e o troféu Pipa Destaque.

A 25ª edição recebeu o número recorde de 292 amostras, inscritas por 40 vinícolas. Foram concedidas 88 premiações para 31 empresas, divididas dentre 13 troféus Grande Ouro, 63 Ouro e 12 Prata, além do troféu Pipa Destaque para a amostra que combinou maior pontuação e maior volume de produção. A Vinícola Grutinha foi a vencedora com amostra de vinho elaborado com a variedade Niágara Branca, totalizando 140 mil litros. Vinícolas que não alcançaram a pontuação necessária para premiação receberam certificados de participação.

O evento ainda teve as presenças do ex-governador José Ivo Sartori e dos ex-prefeitos Alceu Barbosa Velho e Flávio Cassina; do secretário estadual adjunto da Agricultura, Fernando Rizzo; dos ex-secretários municipais da Agricultura Nestor Pistorello, Adoralvo Schio, Valmir Susin e Araí Horn; dos secretários municipais Elvio Gianni e Grégora Fortuna dos Passos; do procurador-geral Adriano Tacca; da presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias, Maria de Lourdes Fagherazzi; do gerente da Ceasa Serra, Alceu Thomé; das vereadoras Gladis Frizzo, representando o Legislativo, e Marisol Santos, e do vereador Lucas Caregnato; e do deputado Elton Weber, além de familiares, representantes dos patrocinadores, avaliadores das amostras, lideranças empresariais, comunitárias, militares e do segmento agrícola, incluindo representações de outros municípios.

A solenidade também serviu para homenagear o servidor Flávio Hillebrand, da Secretaria da Agricultura, por estar próximo de sua aposentadoria. Ele participa desde 2005 da organização do concurso.

A 25ª edição teve como patrocinadores Sicredi Pioneira, HCA Indústria e Comércio de Embalagens Plásticas, Microsal, DHC Embalagens, Facchin, Superflexo Soluções Gráficas, Agrimar, Amazon Group, Tuttovino, Biotecsul, 2000 Soluções Gráficas, Luvison, MA Silva Brasil, Metiq Soluções Comerciais, Panizzon Plásticos, Prop Caixas, Provin, Vêneto, Ecosul Energia Solar e Aquabella Água Minera. Todos receberam certificados de reconhecimento.

Cantinas e amostras premiadas com Grande Ouro

  • Casa Onzi, com tinto de mesa suave
  • Casa Motter, com espumantes brut, extra brut e nature e espumante moscatel
  • Don Affonso, com suco de uva
  • Don Giácomo, com suco de uva
  • EBV, com branco vinífera e vinífera engarrafado
  • Ernesto Zanrosso, com rosado de mesa e tinto vinífera
  • Grutinha, com branco de mesa e tinto vinífera
  • Tonela, com tinto de mesa suave
  • Tizatto, com espumante moscatel

No anexo abaixo, a relação completa das cantinas premiadas

Crédito das fotos: Rodrigo Rossi

AMOSTRAS PREMIADAS
Publicado dia 25/09/2022 às 15:23
Galeria de imagens
1 de 26 imagens

Termo de cooperação

Governador Ranolfo Vieira Junior

Prefeito Adiló Didomenico

Secretário Rudimar Menegotto

Gustavo Arbugeri

Fernando Milani

Representantes da Vinícola Grutinha, com prêmio Pipa Destaque

Homenagem ao servidor Flávio Hillebrand