1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Setembro

Higienização e supressão de fios inoperantes instalados em postes de energia elétrica terá continuidade nos próximos dias

Prefeitura, RGE e operadoras de telecomunicações e internet se reuniram para balanço da primeira ação e definição dos próximos passos

Atualizada dia

Em reunião realizada na Câmara Municipal nesta quinta-feira (22/09), com a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária, presidida pelo vereador Gilfredo De Camillis, Prefeitura de Caxias do Sul, concessionária RGE e representantes das operadoras, foi apresentado o balanço da primeira ação de higienização e supressão de fios inoperantes instalados em postes de energia elétrica. A atividade foi realizada no dia 16 de setembro, em um trecho da Rua Os 18 do Forte, entre as ruas Alfredo Chaves e Visconde de Pelotas.

Neste primeiro momento foram retirados mais de 20kg de fios inoperantes e feita a identificação do material sem registro. A baixa efetividade se deve ao não comparecimento de todos os provedores de internet para identificação do cabeamento. Participaram desta ação as equipes das secretarias de Obras e Urbanismo de Caxias do Sul, funcionários da RGE e algumas empresas de telecomunicações e provedores de internet.

Na reunião ficou definido que os trabalhos terão continuidade no mesmo trecho para transformá-lo em modelo para aplicação em todo o município. Segundo a secretaria de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, ter esse modelo facilitará na aplicação de atuação efetiva para solucionar a questão. “Foram retirados os fios soltos, sem identificação, conforme combinado na reunião preparatória, com a participação do Ministério Público. A ação terá continuidade nos próximos dias sempre com o cuidado de não retirar fiação que possa prejudicar a população. Também estamos buscando junto ao Ministério Público formas de cobrança das empresas que ocupam a rede e não apareceram nesta primeira ação para regularizá-las”, comentou.

Ainda ficou acertado que a Prefeitura oficiará a RGE para efetuar a medição das redes de baixa tensão no trecho para verificar a altura mínima da rede. Havendo desacordo com o recomendado, a concessionária fará os reparos necessários para que, posteriormente, os demais envolvidos façam as adequações necessárias. Uma avaliação será feita para possíveis alterações nas normas do Código de Posturas do Município.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Reunião de balanço da primeira ação realizada para retirada de fios inoperantes

Foto por Rogério Pizzolatto

Reunião de balanço da primeira ação realizada para retirada de fios inoperantes

Foto por Rogério Pizzolatto