A diretoria da Rede de Atenção Psicossocial, ligada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu uma capacitação sobre alienação parental na manhã de quinta-feira (29/09). A atividade foi voltada aos psicólogos e assistentes sociais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil, Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (Cais Mental) e Ambulatório de Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (Apoiar).
A capacitação foi elaborada com o intuito de ampliar a visão jurídica dos servidores a respeito desse tema. A atividade foi ministrada pela advogada Larissa Montassieur Vieira, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e da Comissão de Direito de Família da OAB Caxias.
Larissa contextualizou a alienação parental, que ocorre quando algum membro da família, que tenha autoridade sobre o menor, toma atitudes para colocar a criança ou adolescente contra outro familiar. Além disso, esclareceu quanto às penalizações que podem ser aplicadas nesses casos e sobre como psicólogos e assistentes sociais devem administrar situações como essas em seus atendimentos.
A capacitação ocorreu de forma presencial e on-line e contou com a participação de 35 servidores.
Foto por Betânia Ramalho da Silva
Foto por Betânia Ramalho da Silva
Foto por Betânia Ramalho da Silva