1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Setembro

Servidores caxienses conhecem experiências de inovação

Palestra encerrou o curso “Inovação na Administração Pública: por onde começar?”

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul encerrou o curso “Inovação na Administração Pública: Por onde começar?”, nesta segunda-feira (26/09). O encontro final teve como tema “Experiências de Inovação na Administração Pública”, com palestras do secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, e da secretária de Desenvolvimento Econômico e de Turismo de São Bento do Sul (SC), Andréa Tamanini. A atividade ocorreu em formato virtual, sendo que todos os servidores do Município puderam participar. A realização foi da Escola de Gestão Pública (EGP), como execução da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A iniciativa terá continuidade com a “Maratona de Inovação – Alô Caxias” que será realizada nos dias 6 e 7 de outubro com o objetivo de qualificar este serviço que o Município disponibiliza à comunidade.

A vice-prefeita Paula Ioris participou do encontro enfatizando o esforço da Administração Municipal, incluído no plano de governo, de ter a inovação como recurso para dar andamento aos demais projetos de Caxias do Sul. Os palestrantes destacaram a necessidade de entender os municípios como um conjunto, gerando a confiança e o engajamento, visando à evolução do grupo, que é percebida como muito maior que o crescimento individualizado. Neste sentido, ambos apresentaram as parcerias com municípios e órgãos de seus estados. Frisaram também a importância fundamental de iniciar os processos de inovação envolvendo as pessoas.

O secretário Luiz Carlos Pinto têm em seu histórico profissional a atuação como professor universitário e em diversas iniciativas de desenvolvimento e inovação. Compartilhou iniciativas da capital gaúcha e como é o avanço de ações que integram outros municípios, a exemplo do Tech Road que envolve Caxias do Sul.

A secretária Andréa Tamanini destacou a necessidade do envolvimento das pessoas, os redesenhos de processos e a integração, citando exemplo da Rede Catarinense de Centros de Inovação. “A prefeitura é a empresa mais complexa da cidade”, disse, destacando as características dos serviços públicos municipais que vão desde o nascimento do cidadão, perpassando por todas as entregas ao longo da sua vida. Segundo ela, o desafio é que todas essas entregas ocorram de forma articulada.

O curso iniciado em 26 de agosto teve como objetivo avançar na implantação de um sistema de inovação robusto, por meio da formação, desenvolvimento e envolvimento dos servidores. “Foram dias de imersão, trocas e muito aprendizado com o intuito de disseminar os princípios e capacitar os servidores para a compreensão e, principalmente, serem ativos nos processos de inovação”, destaca a secretária de Recursos Humanos e Logística, Daniela Reis. A palestra de abertura, também liberada para todos os servidores, foi com o professor Marcus Cunha, ex-superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, tratando do tema “Políticas Municipais para o Empreendedorismo Inovador – Desafios e Caminhos”.

Durante o curso, 35 servidores que trabalham em funções estratégicas, indicados pelas secretarias, aprofundaram os conhecimentos e as técnicas com o objetivo de incentivar a inovação nos diversos setores da administração pública. A capacitação contou com quatro encontros que trataram sobre Desafios da Administração Pública Contemporânea, Análise e Redesenho de Processos na Administração Pública Municipal, Princípios da Administração Pública e Responsabilidade dos Agentes Públicos e Inovação na Gestão de Pessoas, Ética e Liderança. “Os aprendizados vêm ao encontro das necessidades latentes do serviço público em inovar nos processos. Todo o conteúdo será utilizado no dia a dia junto à equipe”, disse a servidora Jocelia Brezolin Kich, da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Vânia Cassol

Foto por Vânia Cassol