1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Setembro

Vice-prefeita e secretária da Saúde participam da inauguração do CRR TEAcolhe

Serviço será gerido pela Associação Cultural e Científica Virvi Ramos

Publicada dia

A vice-prefeita Paula Ioris e a secretária municipal da Saúde, Daniele Menguzzi, participaram nesta quinta-feira (29/09) da reunião de abertura do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CRR TEAcolhe), que funcionará no Centro de Saúde Clélia Manfro - Unidade Auditiva, junto ao Complexo Hospitalar Virvi Ramos. “Temos o desafio de cada vez mais melhorar o atendimento prestado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Caxias. Essa é mais uma oportunidade de prestar um serviço integrado, lembrando que é essencial trabalhar a autonomia dessas pessoas. Já tivemos avanços importantes e esse é mais um deles”, destacou a vice-prefeita.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, participou de forma remota e agradeceu a todos que colaboraram para viabilizar a abertura do CRR em Caxias do Sul. “Essas redes de atenção ao autismo têm olhar de um trabalho transversal, incluindo educação, saúde e assistência social, com o objetivo de estimular, capacitar e incluir. Hoje é um dia de celebração e de agradecimento por podermos contar com esse Centro de Referência Regional, que vai contribuir no matriciamento dos serviços da região e também no acolhimento de autistas e seus familiares”, comentou.

A coordenadora do Centro Macrorregional de Referência (CMR) em Transtorno do Espectro Autista, sediado em Gramado, Juliane Zalamena, apresentou a sistemática de funcionamento dos centros macrorregionais em relação aos regionais, como o de Caxias do Sul. Enquanto o CMR realiza o matriciamento do território e o suporte, os regionais atuam em conjunto com os serviços já existentes em cada município. A secretária da Saúde de Caxias, Daniele Meneguzzi, destaca que o CRR TEAcolhe é mais um passo para fortalecer e qualificar a assistência às pessoas com autismo, em um trabalho que requer carinho e dedicação.

O CRR TEAcolhe será gerido pela Associação Cultural e Científica Virvi Ramos e servirá de referência para seis municípios: Caxias do Sul, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Linha Nova e Picada Café. O serviço proporcionará suporte e apoio técnico aos atendimentos que já são realizados pelos municípios, a partir do matriciamento de casos e do acompanhamento daqueles considerados severos, graves ou refratários. Não haverá atendimento de demanda espontânea no local. Também participaram da reunião de abertura, Ana Costa, secretária-adjunta da Secretaria Estadual de Saúde; Solange Sonda, coordenadora adjunta da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde; e Marina Guerra, diretora da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel