1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Outubro

Acordo de cooperação com o Reino Unido beneficiará escolas municipais de Caxias do Sul

Plataforma de ensino de língua inglesa com recursos de capacitação para professores começa a ser implantada nas instituições

Publicada dia

O ano letivo 2023 começará com novidade pedagógica internacional nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Engenheiro Dario Granja Sant’anna, Guerino Zugno, Manoel Pereira dos Santos, Nova Esperança e Padre João Schiavo – representantes de cada um dos cinco territórios por onde se distribui o mapa da educação no município. Por estas instituições começará a implementação de uma nova ferramenta digital para facilitar o acesso ao aprendizado da língua inglesa entre professores e estudantes, desde o 1º ano do Ensino Fundamental. A novidade chega sem qualquer custo adicional aos cofres públicos a partir de um acordo de cooperação oficializado na tarde desta quinta-feira (27) entre Caxias do Sul e o Reino Unido.

“O programa se estabelece sobre três frentes: a capacitação de professores, o acesso a material didático e também eventos e notícias na língua inglesa. Queremos ver cada vez mais cidadãos atualizados, conectados e inovadores”, declarou o representante do governo britânico no ato de formalização da parceria, no pátio da EMEF Engenheiro Dario Granja Sant’anna, no Bairro Santo Antônio, o cônsul Michael Delaney.

A plataforma oferecerá aos educadores acesso online a guias e referenciais para Ensino Fundamental alinhados ao Quadro Comum Europeu e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de material didático, materiais educacionais nacionais e principalmente, o Curso LIFT (Language Improvement for Teachers) – online e auto instrucional.

“É uma ferramenta que trará maior qualificação no ensino da língua inglesa na rede municipal, até pelo que oferece em termos de capacitação para os professores”, comentou a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Paula Martinazzo.

Entre os objetivos do projeto desenvolvido e disponibilizado pelo Reino Unido estão a amplificação do acesso de qualidade ao ensino de língua inglesa, a melhoria do sistema de ensino público, a diminuição de desigualdades e o aumento no acesso a oportunidades de emprego.

“Estamos muito agradecidos por este gesto do governo britânico. Nosso governo está pautado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU e a nossa vice-prefeita Paula Ioris [também presente na ocasião] é nossa guardiã neste sentido. Com a língua inglesa se viaja o mundo, então, agradecemos por este grande benefício. Não tem maior alegria do que poder investir no futuro desta garotada”, comentou o prefeito Adiló Didomenico.

A conexão entre os bairros do município e o mundo ficou clara em mais de um momento durante o cerimonial. No início de seu pronunciamento, o cônsul britânico chegou a revelar que Caxias do Sul tem um significado especial em sua vida – há quase 40 anos.

“Havia vindo a Porto Alegre para renovar o passaporte e conheci minha mulher. E a primeira coisa que ela fez questão de me levar conhecer foi a Festa da Uva”, disse Michael Delaney.

Pouco depois, foi a vez do chefe do Executivo descontrair e, ao mesmo tempo, aproveitar para lançar um incentivo aos estudantes em volta:

“Até o prefeito tem que aprender inglês. Quando estava na escola, não tive muito acesso. Mas agora a realidade de vocês será diferente”, concluiu Adiló Didomenico.

Fotos: Samuel Maciel

Galeria de imagens
1 de 6 imagens