1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Outubro

Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer completa 75 anos

O selo comemorativo a data foi entregue para Iraci Maboni, leitora que já retirou cerca de 880 livros, além de ser a criadora do projeto “Leitura para Cegos”

Publicada dia

No coração de Caxias do Sul, mais especificamente no 2º e 3º andar da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, localiza-se a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, que nesta segunda-feira (03), completa 75 anos de história dentro e fora dos livros. Fundada em 1947, desde então oferece à comunidade o acesso à cultura e à informação.

Para comemorar o aniversário da Biblioteca, a secretária Municipal de Cultura, Aline Zilli entregou para Iraci Maboni, leitora que já retirou cerca de 880 livros desde que houve a implantação do sistema informatizado em 2009, o selo que celebra a data. Além de marcar presença assídua na Biblioteca, a leitora retirava os livros para fazer a leitura para pessoas cegas, dentro de um projeto criado por ela mesma. O diretor do Livro, Literatura e Leitura, Cássio Immig, participou da entrega. “A vida é um livro de obra aberta, sempre tem uma pincelada da vida de quem lê”, disse Iraci, que recebeu em primeira mão, o selo comemorativo.

A Biblioteca possui em torno de 100 mil livros disponibilizando o empréstimo dos mesmos, além de CDs, DVDs e livros em braille; espaço para leitura e pesquisa; internet sem fio (Wi-Fi) e amplo acervo de livros técnicos, didáticos, de referência e periódicos. No 2º andar, que neste momento encontra-se fechado para o público, é um espaço dedicado à leitura local e também ao “Projeto Livro Livre” que é uma ação de troca de livros, na qual o leitor traz um livro seu e troca por um do acervo do projeto. Além disso, também é feito um serviço de apoio à cidadania para aquelas pessoas que não possuem internet.

Já o 3º andar, é o local onde ficam as sessões circulante, infantil e de obras raras que são anteriores ao século XX e possui uma coleção com cerca de 800 Títulos, entre eles: “Gaú- chê- rama- ura”, de Zulmiro Lino Lermen; poema publicado no Jornal Pioneiro em várias partes, recortado e colado sobre o texto do livro “Seara Vermelha”, de Jorge Amado. Exemplar único e com anotações manuscritas. Também, Juca Mulato por Menotti del Picchia e ilustrado e colorido por Martha Pawlowna Schidrowitz, em 1947, que pertenceu a Rosália Eberle Peroni. Livro impresso em papel espesso, feito à mão, com vinhetas e figuras de várias cores, à feição de xilogravuras que reproduzem o cunho populista do tema. Encadernação feita à mão em pele natural de cavalo “pigarço”e título gravado a fogo. Além desses, outra obra rara é “A Mariuccia”, de Cesare Fallabrino; livro poesia caxiense em italiano, do ano de 1935, exemplar manuscrito com capa em couro com indicação de título, página de sumário solta e apresenta foto do autor.

Criação do Selo:

O selo criado pelo marketing da Prefeitura foi inspirado no tinteiro de mesa do gabinete de Dr. Demetrio Niederauer, que fica situado no segundo andar da Casa da Cultura. A identidade é composta por uma releitura de tinteiro na qual dele se forma o numeral 75, alusivo aos anos de vida da Biblioteca Pública Municipal que leva o nome do advogado, professor, poeta, jornalista e político responsável pela reorganização da Biblioteca para os moldes atuais. O azul da pena, parte do tinteiro, faz contraste com o preto, cor do tinteiro de Niederauer. A fonte escolhida expressa a fluidez da tinta que sai do tinteiro.

Galeria de imagens
1 de 7 imagens

Iraci Maboni recebeu o selo comemorativo das mãos da secretária da Cultura, Aline Zilli

Foto por Romila Amaral

Aline, Iraci e Cássio com o selo de 75 anos da Biblioteca Pública Municipal

Foto por Romila Amaral

Livros raros da Biblioteca Pública Municipal

Foto por Romila Amaral

Biblioteca Pública Municipal

Foto por Romila Amaral

Biblioteca Pública Municipal

Foto por Romila Amaral

Livros raros da Biblioteca Pública Municipal

Foto por Romila Amaral

Livros raros da Biblioteca Pública Municipal

Foto por Romila Amaral

SMC - 75 anos biblioteca pública municipal - Selo Comemorativo
Publicado dia 03/10/2022 às 18:39