1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Outubro

Caxias do Sul ganha Núcleo da Escola Federativa

Parceria viabilizada pela Escola de Gestão Pública disponibiliza cursos on-line para todos os servidores municipais

Publicada dia

A Escola de Gestão Pública (EGP) da Prefeitura de Caxias do Sul aderiu à Escola Federativa, uma plataforma que agrega conhecimento, compilando cursos online de várias outras instituições parceiras. A parceria prevê a instalação do Núcleo da Escola Federativa do governo federal no Município, oferecendo capacitações gratuitas para o aperfeiçoamento da gestão municipal por meio do aprimoramento dos servidores públicos. “Com a adesão à Escola Federativa avançamos na oferta de conteúdos e na integração com outros entes da federação”, destaca a secretária de Recursos Humanos e Logística, Daniela Reis.

Com a adesão, a EGP tem condição de ofertar mais capacitações em diferentes formatos para todos os servidores municipais. Centenas de municípios do país também participam da escola, proporcionando um ambiente de intercâmbio de boas práticas e governança. A Escola Federativa é responsável pela compilação das capacitações entre entidades parceiras e faz a oferta destas aos entes parceiros por meio do Núcleo que divulga entre os servidores, bem como os registros das participações que constarão na ficha funcional e no relatório enviado periodicamente para o ente federal.

A Escola Federativa oferta cursos específicos em diferentes áreas de atuação e ainda uma trilha básica de conhecimento que pode ser acessada em módulos. A trilha trata dos conhecimentos básicos desde a Gestão da Informação e Documentação, passando por Políticas Públicas e Governo Local, Lei das Licitações e Gestão de Contratos, Gestão Orçamentária e Financeira, além de Ética no Serviço Público. Disponibiliza ainda cursos em áreas como Compras Governamentais, Controles na Administração Pública, Cultura, Defesa Civil, Educação, Gestão de Pessoas, Governança, Informática, Estrutura Jurídica, Meio Ambiente, Orçamento e Finanças, Saúde, Segurança Pública, Social e Turismo.

A EGP de Caxias do Sul atua na universalização, desenvolvimento e realização de programas de formação, abrangendo todos os servidores, atendendo as necessidades para qualificar o desempenho da atividade pública. Neste sentido, oportuniza a participação e executa cursos nas diversas áreas de atuação dos servidores.

Foto por Vânia Cassol