1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Outubro

Consultoria contratada pela Prefeitura realiza pesquisas sobre acessibilidade

Atividades iniciadas nesta semana subsidiarão debates sobre o Plano de Mobilidade

Publicada dia

Colaboradores da empresa URBTEC™, consultoria contratada pela Prefeitura de Caxias do Sul para a realização do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob Caxias), iniciaram a aplicação de questionários à comunidade caxiense. A primeira etapa da pesquisa teve início em setembro e segue em atividade. “A participação da população é fundamental para o Planmob”, manifesta Alfonso Hillenbring Júnior, titular da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). A coleta de dados primários por meio dos questionamentos, nesta semana, é destinada a temas como acessibilidade e a infraestrutura instalada no município.

O levantamento de dados objetiva auxiliar nos trâmites de construção do diagnóstico sobre a mobilidade em Caxias do Sul. Os colaboradores estão trajados com coletes e crachás ao abordarem a população. A pesquisa de campo consiste também em análises de tráfego nas principais vias da cidade por meio da contagem volumétrica dos veículos em vários cruzamentos do município. Os colaboradores da URBTEC™ levantarão dados acerca das condições dos passeios públicos, sistema viário e pontos de ônibus. O objetivo do estudo é compreender a situação atual da mobilidade urbana através do mapeamento da acessibilidade, circulação de pedestres e veículos. As informações, após análises, serão incorporadas ao Planmob Caxias.

O investimento para execução do Planmob Caxias tem origem em um financiamento internacional do Banco de Desenvolvimento da América (CAF), como parte do Programa de desenvolvimento da Infraestrutura (PDI II). Acesse https://caxias.rs.gov.br/servicos/transito/planmob e saiba mais sobre os trabalhos realizados. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com a SMTTM pelo e-mail participedoplanmob@caxias.rs.gov.br.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens