1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Outubro

Cultura lança a exposição “Trajetória: um percurso de sentido”

A mostra visa comemorar os 15 anos da Sala de Fotografia

Atualizada dia

A Sala de Fotografia promove a exposição “Trajetória: um percurso de sentido”, a partir de 07 de outubro, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. visa celebrar 15 anos de atividades, no mercado fotográfico – espaços de cursos, workshops , palestras, exposições e expedições fotográficas.

Para comemorar este momento tão importante, os alunos e ex-alunos da Sala de Fotografia enviaram imagens com a temática livre, as imagens escolhidas serão tratadas, ampliadas e impressas em papel fotográfico para a mostra.

A exposição “Trajetória: Um percurso de sentido” tem como finalidade, despertar à emoção tanto do público em geral, quanto dos próprios fotógrafos, os protagonistas da história da Sala de Fotografia recontada não apenas com palavras e memórias, mas através das belas imagens registradas partindo de novas.

Mais uma vez o expositor será heterogêneo, incluindo pessoas de idades, crenças, etnias, profissões e diferentes cidades, ou que confere uma riqueza de detalhes, interpretações, sentimentos e provocações. “Quando o mundo com os olhos adquire um significado claro e criativo”, afirma a professora e curadora da exposição, Liliane Giordano.

Celebrando a abertura da exposição, às 20h, acontecerá uma Visita Guiada com a professora Liliane Giordano e, no dia 18 de outubro, às 19h, uma Oficina de “Projetos Fotográficos: Trajetória”. Ambas as atividades são gratuitas e são necessárias a confirmação de presença na UAV DIGITAL: https://sites.google.com/view/uavdigital.

Sala de Fotografia

Origem - A fotógrafa Liliane Giordano, participante há 20 anos na área de informática, mas sempre teve em mente o interesse arte. Com o advento do uso de sensores digitais, a fotografia digital ganhou força e passou a dominar o mercado. Liliane nesta nova fase, especialmente para saber operar sistemas e experiência com o funcionamento de arquivos digitais.

Ainda em 2003, a tecnologia profissional mudou os rumores da sua vida ao ingressar no curso de fotografia, na primeira turma do curso da Universidade de Caxias do Sul. Essa é a intenção de fundar a Sala de Fotografia do espaço de estudo para a cultura.

Turmas - Fundada 2007, a Sala de Fotografia mais de 30 turmas do Curso de Fotografia, mais de 2000 já teve alunos, 50 em turmas, várias expedições fotográficas - locais, nacionais e internacionais e envolvimentos com projetos literários e culturais.

Cursos - Além do Curso de Fotografia , a Sala também oferece Curso de Photoshop, Planejamento de Marketing e Workshop de Iluminação, Workshop de Fotografia de Eventos, Fotografia e Edição com o Celular, Fotografia Autoral, Fotografia Noturna, Leitura de Imagem, Diário Visual . Os cursos englobam tanto a parte técnica e de portfólio de equipamentos como também a criativa, trabalhada através da teoria dos núcleos, técnicas de composição de imagem e da visão das técnicas dos mais variados fotógrafos e estilos. Conforme Liliane, os interesses que motivam os alunos do Curso de Fotografia diversos: “Temos ex-alunos que hoje trabalham na área de profissionais. Há os que mantêm a fotografia como um passa tempo , e por isso receba um conhecimento que também contemple o gosto pela arte aliada à técnica dos mais equipamentos complementares”, revela.

Expedições Fotográficas - A Sala de Fotografia também traz fontes fotográficas para diversos lugares da região e do Brasil, como recentemente para Minas Gerais e São Paulo. Esses passeios fotográficos são realizados com alunos, ex-alunos ou simplesmente apaixonados por fotografia. Em 2019, a Sala realizou a sua 15a Expedição Fotográfica Internacional, Rumo ao México, e em 2021, comemorou 10 anos de expedições, sendo a primeira realizada em 2011 para a Patagônia argentina.

Novas Ações - Liliane Giordano, que também é mestre em Educação: arte, linguagem e tecnologia pela UFRGS, está organizando novos cursos com uma equipe de profissionais da área de Marketing e Empreendedorismo. Bem como um Grupo sobre Fotografia , que tem o objetivo de estudar e assuntos relacionados à imagem através da análise e interpretação do cinema, teatro, estudos e obras literárias. Além de mais uma expedição fotográfica para Minas Gerais em março de 2023.

A Sala de Fotografia está instalada na Rua Garibaldi, 789 - Sala 177/ 17° Andar – Ed. Estrela, no Centro de Caxias do Sul/RS. Informações pelo fone/whats (54) 99159.7637 ou acessando o site www.saladefotografia.com e pelo e-mail saladefotografia@gmail.com

Atividade: Visita Guiada com Liliane Giordano e fotógrafos à exposição

Atividade da Exposição “Trajetória – Um Percurso de Sentido”

Dia: 07 de outubro, sexta-feira, às 20h

Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Confirme sua presença em: https://sites.google.com/view/uavdigital

Atividade: Oficina de Projetos Fotográficos: Trajetória, com Liliane Giordano

Atividade da Exposição “Trajetória – Um Percurso de Sentido”

Dia: 18 de outubro de 2022, terça-feira, 19h

Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Confirme sua presença em: https://sites.google.com/view/uavdigital

Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Visitação: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 16h às 22h.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Matheus kremer

Foto por Marilise

Foto por Aneliese Schumann