1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Outubro

Inscrições para concurso do Calendário Ecológico 2023 estão abertas até 18 de novembro

Iniciativa de educação ambiental da Secretaria Municial do Meio Ambiente (SEMMA) revelará vencedores dia 10 de dezembro e premiação inclui kit de material escolar

Publicada dia

Artistas em formação na rede escolar – seja pública ou privada – podem submeter suas criações ao concurso cultural do Calendário Ecológico 2023 até 18 de novembro. A iniciativa de educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) dirigida a estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também no EJA já está com as inscrições abertas. Os escolhidos serão revelados em uma cerimônia especial dia 10 de dezembro e levarão como prêmio um kit de material escolar personalizado com a própria arte vencedora. O regulamento completo pode ser acessado neste endereço. Informações e inscrições estão disponíveis pelo e-mail eduamb.semma@gmail.com ou pelo telefone (54) 3901-1445 – ramais 9200 e 9202.

Para participar, é preciso entregar o desenho na SEMMA (Avenida Ruben Bento Alves, nº 8308 – bairro Cinquentenário), aos cuidados da Gerência de Educação Ambiental (1º andar), de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Como alternativa, também é possível entregar a ilustração ou ilustrações (caso uma mesma pessoa esteja encarregada de inscrever as obras de vários estudantes) na Secretaria Municipal de Educação (SMED – Rua Borges de Medeiros, 260 – Centro). Cada concorrente poderá inscrever apenas um desenho, que deve ser original e inédito.

Nesta edição, levando-se em conta que a separação e destinação correta de resíduos sólidos domésticos implica diretamente no bem-estar de toda população, se estabeleceu como tema do concurso É lixo ou luxo? Repensando ações de sustentabilidade em nosso dia a dia. Atualmente, em Caxias do Sul, os órgãos responsáveis coletam aproximadamente 1,5 mil toneladas de resíduos sólidos todo mês. E estima-se que haja pelo menos 1,2 mil lixões irregulares.

“Por isso é tão necessário trazermos luz sobre este assunto. Para repensarmos ações diárias em busca de uma mudança de hábitos que possam trazer avanços significativos na questão da sustentabilidade. A separação e destinação correta de resíduos contribui em grande escala para reduzir o impacto ambiental e para evitar a disseminação de doenças”, explica a gerente de Educação Ambiental da SEMMA, Tatiana Vergani.

A ideia é abordar a questão por meio do Concurso Calendário Ecológico 2023 com desenhos e releituras produzidos por estudantes do Ensino Fundamental e do EJA, dando destaque a práticas sustentáveis e seus benefícios.

"Ano passado, com todo contexto de pandemia, tivemos 1,5 mil participantes. Então, o engajamento proporcionado pelo concurso ajuda muito a envolver e integrar a comunidade em torno do tema, a repensar ações cotidianas e a estimular a criança a expressar sua perspectiva sobre o assunto e propor mudanças de práticas diárias tanto em casa quanto na escola", finaliza Tatiana.

Fotos: Vanessa Teixeira

Galeria de imagens
1 de 2 imagens