1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Outubro

Nova Central de Matrículas é inaugurada em Caxias do Sul

Prefeito Adiló Didomenico oficializou abertura de espaço na Rua Ernesto Alves, 1535

Publicada dia

A Central de Matrículas, responsável pela distribuição e designação de vagas de toda rede pública de ensino estadual e municipal de Caxias do Sul – Educação Infantil (4 e 5 anos), Ensino Fundamental e Ensino Médio – já opera oficialmente em novas instalações, na Rua Ernesto Alves, 1535 (Centro). O espaço de mais de 96m2 ganhou localização estratégica, próximo à Secretaria Municipal de Educação (SMED), que gerencia o serviço em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), via 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), compartilhando espaço físico, bens móveis, equipamentos, sistema PROCERGS e funcionários. O novo horário de atendimento externo também foi sintonizado com o das mantenedoras, das 10h às 16h. Todas as novidades têm o propósito de qualificar o atendimento da população.

A solenidade contou com as presenças do prefeito municipal Adiló Didomenico, da vice-prefeita, Paula Ioris; da secretária municipal de Educação, Sandra Negrini; dos vereadores Elizandro Fiuza e Gilfredo de Camillis; da titular da 4ª Coordenadoria Regional da Educação, Viviane Devalle; do presidente do Conselho Municipal de Educação, Alvoni Adão Prux dos Passos e da promotora de justiça Simone Martini, além de representantes do Conselho de Alimentação Escolar, do Conselho Tutelar e das administrações das redes públicas de ensino municipal e estadual.

“É um espaço confortável e aprazível. Um ambiente de trabalho e convivência saudável para os servidores e para a comunidade. E também mais funcional, pois nos oferece condições de colocar mais pessoas para reforçar o atendimento, caso seja necessário. O Município e o Estado precisam absorver um grande fluxo de estudantes e assim temos condições de oferecer um serviço mais qualificado”, declarou o prefeito Adiló Didomenico, na solenidade de inauguração das novas instalações, segunda-feira (3) pela manhã.

O espaço foi concebido para acolher com maior conforto e acessibilidade as famílias de estudantes. Para aqueles que acompanham os pais ou responsáveis, foi especialmente criada uma sala de espera com material de leitura e ambientação recreativa. As paredes, inclusive, estão adornadas com quadros pintados pelos próprios alunos e alunas da rede municipal de ensino.

“Esta é a porta de entrada das crianças na rede pública de ensino, para que possamos acompanhá-las em seu crescimento e desenvolvimento. Temos agora um espaço dedicado totalmente à Educação Infantil, para acolher as famílias com crianças em idade inicial ou que chegam com mais de uma criança e precisam aguardar o atendimento. Além disso, é uma proposta do governo oferecer melhores condições também para a realização do trabalho”, revelou a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini.

A Central de Matrículas pode ser acionada pelos fones 996136702, 996138459 e 984295562, pelos números de WhatsApp 54 999768858 (município) e 54 999552911 (estado) ou pelos e-mails matricula@edu.caxias.rs.gov.br (município) e central-caxiasdosul@seduc.rs.gov.br (estado). Com a estrutura de atendimento cada vez mais atualizada e informatizada, a ideia é que os estudantes e famílias possam resolver a maior parte das demandas remotamente, sem a necessidade de sair de casa ou da própria escola.

O primeiro ciclo de inscrições para o próximo ano letivo, abrangendo Educação Infantil, 1º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, estará aberto a partir de novembro. Em janeiro, começa a segunda etapa, destinada a Retardatários, Transferências do 2º ao 9º ano dos Ensinos Fundamental e dos 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A classificação se dará a partir das crianças mais velhas para as vagas da Educação Infantil, e dos estudantes mais novos para as vagas do Ensino Fundamental. Durante o restante do ano são realizadas transferências conforme a solicitação das famílias. Quando não houver vaga disponível, o estudante será incluído na lista de espera.

Fotos: Samuel Maciel

Galeria de imagens
1 de 5 imagens