1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Outubro

Núcleo de Saúde Bucal visita moradias para pesquisa nacional

Equipe da Secretaria da Saúde está identificada com crachás do projeto SB Brasil e da Prefeitura e utiliza van do programa Brasil Sorridente ou carro oficial da Prefeitura

Publicada dia

Equipes do Núcleo de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) percorrem, nas próximas semanas, ruas dos bairros Interlagos, Charqueadas, Planalto-Rio Branco, Jardim América, Jardim Margarida e Reolon para a segunda etapa de uma pesquisa do Ministério da Saúde para avaliar as condições de saúde bucal da população. O projeto SB Brasil serve para informar ao Sistema Único de Saúde (SUS) as doenças mais prevalentes na população e traçar estratégias e necessidades de cada município.

A etapa inicial consistiu no mapeamento de ruas nos bairros sorteados de forma aleatória pelo Ministério da Saúde. Na segunda etapa, que é a atual e já percorreu algumas ruas dos bairros Jardim América, Jardim Margarida e Interlagos, auxiliares de saúde bucal visitam moradias para verificar se há pessoas nas faixas etárias de 5 anos, 12 anos, de 15 a 19 anos, de 35 a 44 e de 65 a 74 anos. Essas idades foram definidas pelo Ministério para a pesquisa. A equipe coleta nomes e telefones de contato e orienta que a data dos exames será informada posteriormente. Ainda não há cronograma divulgado, mas será definido pelo Ministério da Saúde e repassado aos municípios.

Cada equipe é composta por três servidores da Prefeitura, identificados com crachás específicos do projeto SB Brasil (que informa nome, matrícula, CPF e foto), além do crachá da Prefeitura. Eles utilizam uma van do programa Brasil Sorridente ou carro oficial com identificação da Prefeitura.

Os exames que ocorrerão na terceira etapa serão realizados na van do programa Brasil Sorridente por cirurgiões dentistas do Município, acompanhados pelos auxiliares. Serão verificadas situações como cárie dentária, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida. Além de realizar a pesquisa, que inclui questionário elaborado pelo Ministério da Saúde, a equipe orientará a procurar a UBS de referência se for necessário atendimento odontológico.

O levantamento é realizado de dez em dez anos em todo o Brasil. O último ocorreu em 2010, porém, com a pandemia, a pesquisa prevista para 2020 foi adiada. A partir desse trabalho, o Ministério observa quais as necessidades para campanhas futuras e as estruturas sobre saúde bucal em cada cidade e Estado.

Confira abaixo as ruas que ainda serão percorridas para visita e posterior agendamento de exames para a pesquisa de saúde bucal:

Jardim América/ Jardim Margarida: ruas Uruguai, Tocantins, Roraima e Ítalo Victor Bersani.

Bairro Interlagos: Av. Rubem Bento Alves (da rotula da Rua Atílio Andreazza até a rotula da Rua Nestor Carlos Fedrizzi), ruas Domingos Chies, João Massen, Máximo Papi dos nº 61 a 111.

Bairro Planalto Rio-Branco/ Charqueadas: ruas Miriam Formolo Tapia, Conselheiro Antônio Picoli Filho, Ivone Dala Santa Zati, Antônio Gaterman, Álvaro Luís Franzoi, Mario Setti, Alfonso Pasquali, Olinda de Almeida Lima, Otília Souza da Silva, Egon Carlos Peters, Tereza Dalcanali Zugno, Domênica Michelli, Basílio Micheli e o Beco Alberico Guelfi.

Reolon: ruas Francisco Spiandorello, João Carlos Dresch, Manoel Lopes , Clóvis Gonçalves Maciel, Carolina Amância Soares, Cabo Reinaldo Velho, Pedro Girardi, Airton Rodrigues da Costa, João Eugênio Mezomo, Carlos Lamp, Guiomar das Neves, Antenor dos Santos e Travessa da Colina

Ruas já visitadas pelas equipes até agora (a equipe retornará a algumas, onde não havia moradores em casa na tentativa inicial)

Jardim América/ Jardim Margarida: ruas José Aloísio Bruger, Amazonas, Mato Grosso, Alagoas, Santa Catarina, Sergipe, Roraima, Panamá, Belém, Estados Unidos, Venezuela

Bairro Interlagos: ruas José de Souza Brito, Máximo Papi, Domingos Chies, Atílio Andreazza, Oscar Geyer.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Van oficial do projeto

Foto por Secretaria da Saúde

Crachás

Foto por Betânia Ramalho da Silva