1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Outubro

Obras do emissário de esgoto para desativação da ETE Dal Bó estão em fase final

Investimento de cerca de R$ 3,5 milhões também contempla a implantação de redes coletoras de esgoto do tipo separador absoluto no loteamento Jardim Esmeralda

Publicada dia

As equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) trabalham na etapa final de implantação do interceptor de ligação do sistema Dal Bó ao sistema Tega. A construtora Pelotense, responsável pela obra, executa ajustes para iniciar a fase de testes hidráulicos. Enquanto isso, em outra frente de trabalho, o Samae prepara ações já visando à desativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dal Bó.

Conforme o superintendente de Serviços de Esgotamento Sanitário, Marco Mees, superados os aspectos técnicos e legais, será possível realizar o desvio do esgoto bruto para a nova rede, viabilizando o início do processo de desativação da ETE Dal Bó. “A desativação consistirá na remoção e destinação final de todos os sólidos e líquidos armazenados nas unidades de tratamento, demolição de estruturas, aterros e recuperação ambiental da área”, explica o engenheiro.

Fazem parte dessa obra a implantação de redes coletoras de esgoto do tipo separador absoluto no loteamento Jardim Esmeralda. No total, as melhorias estão orçadas em cerca de R$ 3,5 milhões. Atualmente, a obra está 97% pronta, com previsão de conclusão ainda para outubro.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini