1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Outubro

Prefeito anuncia concessão de Parque da Festa da Uva na abertura da Mercopar

Feira segue até sexta-feira com a presença de 512 expositores, em Caxias do Sul

Publicada dia

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, anunciou na solenidade de abertura da 31ª edição da Mercopar, nesta terça (18/10), a decisão de conceder à iniciativa privada a gestão do Parque de Eventos da Festa da Uva, uma área de 36 hectares, que contempla espaço construído de 32 mil m² para feiras, exposições e atividades festivas, além de estacionamento e diversos atrativos turísticos. O espaço recebeu 30 das 31 edições da Mercopar, que segue até sexta-feira (21/10).

Em sua manifestação, o prefeito Adiló Didomenico informou a publicação de chamamento público para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para o parque de exposições. O edital prevê apresentação de estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica referentes à reforma, requalificação, manutenção, conservação, operação e exploração do espaço. “Este espaço tem 46 anos, o que exige altos investimentos em melhorias. Por isso, a decisão de conceder o parque de forma a garantir evolução na estrutura para seguir sediando eventos, como a Mercopar, mas principalmente atrair novos”, destacou.

A organização projeta negócios na ordem de R$ 300 milhões, incremento de quase 20% sobre o realizado, em 2021, de R$ 242 milhões, e programação paralela com mais de 200 horas de palestras. O horário de funcionamento é das 13h às 20h. A próxima edição já tem data e local. Sebrae RS e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, realizadores da Mercopar, confirmaram o período de 17 a 20 de outubro de 2023, em Caxias do Sul. Um breve vídeo adiantou o mote da 32ª edição: “A indústria move as evoluções do mundo”.

A solenidade de abertura teve as presenças do ministro da Inovação, Paulo Alvim; do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior; do presidente do Sebrae nacional, Carlos Melles; e do diretor-superintendente do Rio Grande do Sul, André Vanoni de Godoy. Também participaram a vice-prefeita Paula Ioris; a presidente da Câmara Municipal, Denise Pessôa; secretários municipais, vereadores, representantes de entidades empresariais e de instituições de ensino, bem como diretores e presidentes de empresas expositoras.

Premissas da proposta

O secretário de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista da Silva, detalhou a proposta de concessão do parque na última reunião do Conselho Gestor das PPPs. Os interessados terão 30 dias de prazo para habilitação. Após, o prazo para elaboração dos estudos é de 180 dias. Entre as premissas previstas estão buscar, preferencialmente, a preservação das características arquitetônicas e qualificação das estruturas existentes; a sustentabilidade econômica e financeira do projeto, preferencialmente sem contrapartida ou aporte por parte do poder público; desenvolvimento do parque como atrativo turístico, de entretenimento e negócios; proposta de um local com acessibilidade e integração com a cidade, com aproveitamento do parque durante todo o ano, aderentes aos propósitos do Município; e previsão da necessidade de reserva de datas para Festa Nacional da Uva, Festa das Colheitas e Semana Farroupilha.

PMI

  • Estudos preliminares (benchmark e estudo de demanda e necessidades)
  • Modelagem arquitetônica e de engenharia
  • Modelagem operacional (plano de operação, manutenção e conservação; e mensuração de desempenho)
  • Modelagem econômico-financeira (estudo de viabilidade econômico financeira e demonstração de mérito do projeto)
  • Modelagem jurídica (relatório jurídico, avaliação de impacto e matriz de risco; e minutas de instrumentos jurídicos e demais documentos)
Galeria de imagens
1 de 12 imagens

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel