1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Outubro

Prefeitura de Caxias do Sul lança projeto Capacitar para Liderar

Incentivar a formação e participação dos alunos de escolas municipais e estaduais nos grêmios estudantis é o objetivo deste programa

Publicada dia

Foi lançado nesta terça-feira (04/10), no auditório da prefeitura, com a presença de estudantes de escolas municipais e estaduais, o projeto Capacitar para Liderar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPP).

O projeto que foi constituído através das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) tem como objetivo trazer para o debate todos os envolvidos no processo educativo dos alunos das escolas municipais e estaduais, para articulação dos próprios estudantes atuarem nas questões que preocupam a comunidade escolar, como a violência, a drogadição e o bullying. Desta forma, a Coordenadoria da Juventude, em parceria com o Programa Municipal de Pacificação Restaurativa (Caxias da Paz) e a Coordenadoria da Mulher, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e 4ª Coordenadoria Regional de Educação de Caxias do Sul (4ºCRE), propõem o projeto Capacitar para Liderar.

Com o propósito e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa o projeto irá trabalhar a inteligência emocional de lideranças dos grêmios estudantis e dos alunos integrantes das Cipaves de sua respectiva escola com o objetivo de resgatar o a importância do movimento estudantil, com ênfase no protagonismo e lideranças juvenis. seu papel como liderança estudantil e o eixo a ser trabalhado hoje busca realizar o resgate histórico, do movimento estudantil, com lideranças que se destacam na sociedade. Bem como fomentar o envolvimento do jovem estudante em atividades que vão além do seu universo pessoal e familiar gerando efeitos na vida em sociedade e desenvolvendo ações que trabalhem o protagonismo juvenil, por meio do resgate da identidade e da atuação de lideranças juvenis.

Na abertura, o prefeito Adiló Didomenico contou aos estudantes a sua trajetória no meio estudantil e reforçou a importância do estudante ter atitudes para a formação de seu caráter. “ Jovem tem que pensar com a cabeça de jovem. Tem que saber defender seus pensamentos com respeito e adquirir a liderança pelas suas atitudes e postura”, comentou o prefeito que lembrou aos jovens a importância de checar as informações antes de postar na internet, para não replicar conteúdo falso e entender o assunto antes de fazer algum comentário sobre a informação.

Após a fala do prefeito, os estudantes participaram de palestra sobre liderança com os palestrantes Joelma Couto Rosa, professora especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Especialização Uniafro: política de promoção da igualdade racial na escola e Emir José da Silva, Graduado em Administração e Pós-graduado em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi professor universitário e Pró-reitor Administrativo da UCS.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Palestrantes responderam questionamentos dos estudantes

Foto por Samuel Maciel

Prefeito Adiló durante sua fala

Foto por Samuel Maciel