1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Outubro

Sábado tem Mutirão de Saúde da Mulher e vacinas para crianças e adolescentes

Todas as UBSs estarão abertas das 9h às 15h

Atualizada dia

No próximo sábado (08/10), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para um Mutirão de Saúde da Mulher, como parte da programação do Outubro Rosa. As mulheres poderão procurar as Unidades de forma espontânea para encaminhamento de mamografia e exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau). A ação ocorrerá das 9h às 15h. No mesmo dia e nos mesmos locais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também ofertará vacinas para crianças e adolescentes até 14 anos (veja mais abaixo).

Caxias do Sul tem uma forte estratégia de combate ao câncer de mama. É que a mamografia é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mais cedo do que em grande parte de outras cidades brasileiras. O Município segue recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia para adotar o exame a partir dos 40 anos de idade, enquanto o Ministério da Saúde garante a partir dos 50 anos. Além disso, a SMS orienta que todas as mulheres realizem o autoexame e procurem atendimento médico caso encontrem qualquer alteração na região das mamas.

São disponibilizadas no Município até 1,7 mil mamografias pelo SUS ao mês. Em 2021 foram realizadas 11.578 mamografias e registrados 93 diagnósticos de câncer de mama em pacientes acompanhadas pelo SUS. Em todo o ano passado ocorreram 39 óbitos por câncer de mama no Município. Caxias do Sul conta com o Programa de Vigilância ao Câncer de Mama (Vigimama), que é responsável pelo monitoramento das mamografias realizadas pela rede pública e acompanhamento das pacientes até a confirmação ou não da doença. Atualmente há atualmente 1.983 pacientes em acompanhamento.

“O Outubro Rosa é um mês de conscientização que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse tipo de câncer ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura”, alerta Vanessa Bosi, diretora técnica da Saúde da Mulher da SMS.

Também como parte da programação do Outubro Rosa, a SMS realiza na próxima quinta-feira (06/10), em parceria com a Coordenadoria da Mulher, a abertura da programação, no auditório da Prefeitura. Será ministrada a palestra "Outubro Rosa e a Saúde da Mulher" com o ginecologista e obstetra Dino de Lorenzi, também diretor de Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde da SMS. A atividade é voltada à Rede de Proteção à Mulher.

Já no dia 19/10, às 18h30, ocorre o seminário “Impacto do Diagnóstico Oncológico na Vida da Mulher”, também voltado à Rede de Proteção à Mulher. O evento terá como convidadas a psicóloga Bruna Curra, da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) e médica ginecologista e também sexóloga Graziela Rech Artico. Será no auditório da Prefeitura.

Também como parte da programação, o prédio da SMS está com iluminação rosa durante todo o mês.

Sábado também será de vacinas para crianças e adolescentes

No mesmo horário em que as UBSs estarão abertas para o Mutirão de Saúde da Mulher (9h às 15h) a SMS ofertará doses da vacina contra poliomielite (para crianças de até quatro anos) e também vacinas do calendário de rotina para crianças e adolescentes até 14 anos completos. Essas vacinas estarão disponíveis em todas as UBSs.

Também serão ofertadas vacinas contra covid-19 para jovens de até 14 anos, nas mesmas Unidades que já ofertam essas doses.

Serviço - Sábado 08/10

Mutirão Saúde da Mulher

Das 9h às 15h em todas UBSs

- Encaminhamento de mamografia (40 anos ou mais)

- Exame papanicolau (preventivo de câncer de colo de útero)

Vacinação crianças e adolescentes

Poliomielite: todas UBSs

- 1 a 4 anos: todos devem receber a gotinha.

- Menores de 1 ano: somente crianças com a vacina injetável em atraso.

Calendário de rotina: todas UBSs

- Crianças e adolescentes até 14 anos completos que tenham alguma vacina de rotina em atraso.


Covid-19

- 3 e 4 anos: UBSs Centro de Saúde, Campos da Serra, Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Planalto Rio Branco, Reolon e Vila Ipê.

- 5 a 11 anos: UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê.

- 12 a 14 anos: todas UBSs

Foto por Cristiane Barcelos, Banco de Dados