1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Novembro

Ação de Saúde do Homem na Praça realizou quase 600 atendimentos na quarta-feira

Atividade integra programação do Novembro Azul

Atualizada dia

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou 593 atendimentos durante ação de Saúde do Homem na Praça Dante Alighieri na quarta-feira (23/11). Um total de 84 homens procuraram o serviço e realizaram diversos atendimentos entre 13h e 18h. Mais 19 mulheres participaram e tiveram acesso a orientações nutricionais e de combate ao tabagismo, bem como medição de pressão arterial. A atividade integra a programação do Novembro Azul promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Foram 49 consultas médicas com encaminhamento para realização do exame de próstata/PSA, 103 verificações de pressão, 44 exames bucais, 236 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e 161 orientações sobre nutrição, grupos antitabagismo de UBSs e higiene bucal. Também foram distribuídas cuecas doadas pela empresa Upman e frutas fornecidas pelo Banco de Alimentos.

Participaram da ação servidores da diretoria técnica de Atenção à Saúde de Portadores de Doenças Crônicas e Populações Vulneráveis, serviço municipal de Infectologia, Vigilância Sanitária e Núcleo de Saúde Bucal. Alunos da Escola Técnica São Francisco (SEG) e do curso de Odontologia da UCS também auxiliaram na ação.

No sábado (26/11), todas as UBSs estarão abertas das 9h às 13h para mutirão de saúde do homem. Serão ofertadas consultas clínicas e odontológicas pré-agendadas, bem como testes rápidos para ISTs. O público-alvo é formado por homens de 50 anos ou mais ou de 45 ou mais com fatores de risco.

O Novembro Azul é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem e ao combate ao câncer de próstata. Essa doença tem evolução silenciosa, podendo se espalhar por outros órgãos e até levar à morte. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, eles são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Crianças serão vacinadas contra meningite no sábado

Crianças de três meses a dois anos completos (até 2 anos, 11 meses e 29 dias) poderão ser vacinadas neste sábado contra a meningite. Todas as crianças dessa faixa etária e também as de três a cinco anos (essa segunda faixa etária a partir de 02/12) devem ser vacinadas com a uma dose da vacina ACWY. A campanha é destinada a crianças moradoras de Caxias do Sul.

O objetivo é bloquear a circulação da bactéria causadora de meningite meningocócica, uma das formas mais graves da doença. A orientação do Ministério da Saúde e do Estado para a campanha com a vacina ACWY em Caxias do Sul deve-se à ocorrência de seis casos de meningite meningocócica dos sorotipos C e W no Município, sendo quatro nas últimas semanas, número que é considerado alto.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Natália Silvestre

Foto por Natália Silvestre

Foto por Natália Silvestre

Foto por Natália Silvestre

Foto por Natália Silvestre