1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Novembro

Avaliadores de estágio probatório participam de curso de capacitação

Atividade visa qualificar responsáveis por avaliarem novos servidores

Publicada dia

O Município de Caxias do Sul, por meio da Escola de Gestão Pública (EGP), realizou na terça e quinta (22 e 24/11) o curso “Estágio Probatório”, direcionado a servidores que atuam como avaliadores de seus colegas que ingressam no serviço público. O estágio probatório é um período de tempo no qual o desempenho do servidor público é avaliado.

Durante o estágio probatório, é analisada a capacidade do servidor em desempenhar as atribuições do cargo e também a sua conduta perante os colegas, os chefes, o órgão e os cidadãos em geral. Neste período, o servidor ainda não conta com a estabilidade, por consequência, não pode ser designado para algumas atividades, bem como usufruir de determinadas licenças ou vantagens.

“Temos o estágio probatório como uma oportunidade de não cometer um erro, tanto para a pessoa que ingressa, como para a equipe e a própria população. Às vezes, quem está na posição de avaliador tem dificuldade em analisar, não quer magoar ou se posicionar e comete um engano, pois ninguém fica feliz. Vamos olhar para o estágio probatório como uma oportunidade cívica de fazer o que é correto para todos”, incentivou a vice-prefeita Paula Ioris.

Ela apontou ainda o entendimento que obteve ao longo da carreira em relação à estabilidade para o serviço público. “Hoje percebo a importância da estabilidade, pois a cada quatro anos há eleição e todo o aprendizado pode se perder. Na iniciativa privada chamamos essa continuidade de gestão do conhecimento”, disse, reforçando a importância de também reconhecer a identificação do servidor às características do serviço público para que a carreira não se torne motivo de infelicidade.

“Trazemos esse assunto novamente, pois o serviço público é muito dinâmico. Por isso, a importância da atualização e do fortalecimento dos avaliadores com subsídios para análises consistentes e com condições de oferecer dicas e feedbacks efetivos”, enfatizou a secretária de Recursos Humanos e Logística, Daniela Reis.

Caso o servidor não atinja os critérios mínimos durante o estágio probatório, ele pode ser exonerado. Caxias do Sul baseia a avaliação nas determinações da Constituição Federal, do Estatuto dos Servidores (lei complementar nº 3.673/1991) e do decreto municipal n° 19.474/2018. Os fatores de avaliação são assiduidade, pontualidade, disciplina, relacionamento interpessoal, responsabilidade, dedicação ao serviço, eficiência, produtividade e iniciativa.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Lucas Munaretti

Foto por Lucas Munaretti

Foto por Lucas Munaretti

Foto por Lucas Munaretti