1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Novembro

Caxias conquista Prêmio 21 de Agosto com o programa Esse Terreno é Meu

Secretário do Urbanismo, João Uez, recebeu a distinção no final da tarde dessa quinta (10), em Foz do Iguaçu

Atualizada dia

O Programa Esse Terreno é Meu, da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), recebeu o Prêmio 21 de Agosto, do Instituto Habita, com apoio institucional da ONU Habitat, na tarde dessa quinta (10/11), durante o 4° Congresso Brasileiro de Habitação Social e Agentes Públicos de Habitação, em Foz do Iguaçu (PR). Além de Caxias do Sul, outras quatro cidades disputavam o troféu.

O Prêmio 21 de Agosto é uma distinção que se refere a conjuntos habitacionais já construídos e ocupados, considerados exemplos a serem replicados e que oferecem soluções habitacionais para populações de grupos sociais com necessidades específicas, quer sejam urbanas ou rurais.

Ao ser anunciado o projeto vencedor, o secretário do Urbanismo, João Uez, recebeu o prêmio e falou dos esforços do Município para regularizar as mais de 600 áreas que podem ser beneficiadas com o programa Esse Terreno é Meu. “Cerca de 40% de Caxias do Sul é irregular. Com o apoio dos servidores da Diretoria de Regularização Fundiária, criamos uma lei em agosto do ano passado que nos possibilitou entregar os títulos de propriedade a milhares de famílias que residem há décadas em seus lotes. Estamos muito felizes de estar recebendo o primeiro prêmio do programa e, acima de tudo, estarmos difundindo ideias e boas experiências voltadas à concretização do direito fundamental, social e humano à moradia”, agradeceu Uez.

Também participaram do congresso o secretário da Habitação, Giovani Fontana, o diretor da regularização fundiária, Nelson Sartori, e a arquiteta, Luana Mezzomo.

Ainda ontem (10), Uez e Sartori embarcaram para Maceió (AL), onde participam do II Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis (FICS) e concorrem ao 1° Prêmio Selo Verde Internacional Ações Sustentáveis, do Prêmio Selo Verde Internacional Ações Sustentáveis, da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA) e da Red Argentina de Municípios frente al Cambio Climático (RAMCC).

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação