1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Novembro

Equipe técnica de Caxias do Sul acompanha jornada de gestão de resíduos em Florianópolis

Prefeito Adiló Didomenico liderou comitiva de profissionais em intercâmbio de conhecimento sobre sistema de descarte e destinação de materiais na capital catarinense

Publicada dia

Durante toda esta quarta-feira (16), uma comitiva de técnicos da administração municipal de Caxias do Sul trocou informações e acompanhou presencialmente um dia de trabalho na gestão de resíduos com os colegas da prefeitura de Florianópolis. O sistema de descarte e destinação de materiais em desenvolvimento pela capital catarinense apresenta pontos de interesse para análise. A possibilidade de trazer benefícios no aprimoramento do serviço para a população caxiense motivou a visita técnica.

O prefeito Adiló Didomenico integrou o grupo, que contou ainda com o secretário Municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins; a diretora da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Luzia Ester Santos Oss; o diretor de Planejamento e Gestão da SEMMA, Henrique Gustaco Koch; o engenheiro químico da SEMMA, Felipe Tiago do Nascimento; a gerente de Licenciamento da SEMMA, Paloma Fontanari Forest; o gerente de Governança, Riscos e Compliance da CODECA, Rodrigo Bado; o gerente de Operações da CODECA, Rafael Rihl Tregansin; o engenheiro químico da CODECA, Ricardo Becker; a diretora de Fomento e Agroindústria da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Andreia Fiorese de Andrade; e as biólogas Victoria Reolon de Mello e Geovana Secco, ambas voluntárias do coletivo Lixo Zero, parceiro do Município.

A missão reuniu-se com representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) de Florianópolis, da Comcap (autarquia municipal encarregada de parte do processo de gestão de resíduos urbanos), além de equipes de Educação Ambiental e responsáveis por legislação e contratos na área de coleta e processamento de resíduos, entre outros. O grupo foi recepcionado por representantes do gabinete do prefeito da capital catarinense, Topázio Neto, que posteriormente encontrou-se com o chefe do Executivo de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.

“Foi um encontro bastante proveitoso, para ambos os lados. Pudemos conhecer processos e trocar experiências, de forma a que os dois municípios tenham condições de avaliar o que de melhor pode ser aproveitado para sua população, com as respectivas particularidades. O prefeito Topázio demonstrou muito interesse no nosso projeto da Troca Solidária, por exemplo. Todo trabalho neste sentido é importante”, destacou Adiló.

A aproximação entre os municípios se intensificou a partir das parcerias fomentadas pelo ecossistema de inovação Tech Road. Caxias do Sul e Florianópolis integram o grupo de municípios completado por Porto Alegre, Joinville e Curitiba.

Do encontro, já ficou alinhavada a possibilidade de uma futura visita da equipe da administração de Florianópolis para conhecer a experiência de gestão de resíduos de Caxias do Sul.

“Florianópolis tem um trabalho muito interessante na gestão dos resíduos orgânicos domésticos, que é algo que nos interessa bastante. Além disso, percebemos um movimento importante no processamento dos resíduos de podas e na Educação Ambiental. Por outro lado, eles também manifestaram curiosidade sobre iniciativas nossas, como a coleta seletiva. Vamos ampliar esta aproximação, para buscar sempre melhores soluções para a população”, sublinhou o secretário Municipal de Meio Ambiente de Caxias do Sul, João Osório Martins.

Fotos: Juliane Ribas

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Comitiva de Caxias do Sul reuniu-se com representantes das equipes de Meio Ambiente e limpeza urbana de Florianópolis

Foto por Juliane Ribas

Prefeito Adiló Didomenico (E) e secretário Municipal de Meio Ambiente, João Osório Martins (D) lideraram grupo em visita técnica

Foto por Juliane Ribas

Prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (D), encontrou-se com chefe do Executivo da capital catarinense, Topázio Neto (E)

Foto por Juliane Ribas

Equipe técnica do município conheceu base de processamento de resíduos em Florianópolis

Foto por Juliane Ribas