1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Novembro

Prefeito Adiló Didomenico sanciona Maio Amarelo em Caxias do Sul

Mês de conscientização no trânsito passa a integrar calendário oficial do Município

Atualizada dia

Na tarde desta quarta-feira (23/11), o prefeito Adiló Didomenico sancionou a lei nº 8.881, de 10 de novembro de 2022, incluindo o movimento Maio Amarelo no calendário oficial do Município. A sanção se deu em cerimônia no Salão Nobre do Gabinete do Prefeito e contou com a participação do secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior; da secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos; do gerente da Escola Pública de Trânsito, Joelson Queiroz; do fiscal de trânsito da SMTTM, Carlos Beraldo; e da vereadora Tatiane Frizzo.

O Maio Amarelo tem como objetivo o engajamento da população, de empresas, entidades e do governo em ações para um trânsito mais humanizado e seguro. O movimento utiliza a cor amarela por simbolizar atenção e sinalização de advertência junto ao trânsito. No período de janeiro de 2007 a outubro de 2022, Caxias do Sul contabiliza 808 mortes no trânsito. Neste ano, 30 pessoas perderam as vidas nas ruas do município.

Conforme Beraldo, a sanção do Maio Amarelo é um marco de grande relevância para o município. “Devido à relevância do tema, o projeto tem grande abrangência, já que ele contempla a execução por meio de vários segmentos da sociedade, bem como um percentual muito elevado de cidadãos, que são os condutores”, opina.

Para Queiroz, a sanção da lei significa a busca de uma reflexão por parte da comunidade sobre os acidentes e as mortes que ocorrem no trânsito. “O engajamento do Município na pauta é de grande valia, pois teremos uma responsabilidade muito maior perante toda a sociedade para atender as demandas e reduzir o número de mortes”, argumenta.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi