1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Novembro

Projeto Mulheres em Ação forma primeira turma de Auxiliar de Injetora

Atividade em parceria com o Grupo Brinox capacitou profissionalmente 20 mulheres

Atualizada dia

O projeto “Mulheres em Ação” realizou nesta terça-feira (22/11) a entrega de certificados de conclusão de curso da primeira turma de auxiliar de injetora.

A certificação das 20 mulheres que agora estão capacitadas para atuar no mercado de trabalho é uma iniciativa da parceria entre a Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), e o Grupo Brinox, com apoio do Projeto Mão Amiga.

O Grupo Brinox, que integra a Rede de Proteção à Mulher, criou em 2020, após a percepção de índices de casos de violência doméstica na pandemia, o movimento “Todas Seguras”, que tem por objetivo chamar atenção para o enfrentamento da violência contra a mulher e transformar vidas por meio do acolhimento e do aprendizado, dando oportunidade para pessoas vulneráveis retornarem ao mercado de trabalho com dignidade.

Durante a formação foram trabalhados temas como: autonomia e igualdade no mundo do trabalho; combate à violência contra a mulher; saúde e valorização da mulher; educação inclusiva e não sexista; mercado de trabalho e empregabilidade; direito das trabalhadoras, segurança do trabalho e qualidade; relacionamentos saudáveis e Lei Maria da Penha; organização financeira; comunicação assertiva, organização e apresentação pessoal e atividades práticas em linha de injetora, que foi ministrado por Charles Donada, que é especialista em processo de injeção de plásticos.

Segundo a titular da Coordenadoria da Mulher, Sonia Rossetti, por meio dessa capacitação, que tem como foco o desenvolvimento de novas habilidades para o mercado de trabalho em que a qualificação busca unir a teoria e a prática proporciona muito mais que uma capacitação a estas mulheres. “ As habilidades que elas conquistaram durante o processo vai muito além de uma capacitação para o mercado de trabalho, é uma capacitação para a vida, de autonomia, de autoconhecimento e de superação, que influencia a todas no seu crescimento pessoal”, comentou Sonia.

A vice-prefeita Paula Ioris, que entregou a certificação para as 20 mulheres que realizaram a capacitação, afirmou que o mundo precisa ser menos machista e que esse ensino deve vir de casa, pelas mãos das mulheres e homens. “Temos essa carga de que somos nós, as mulheres quem educamos. Mas precisamos educar com igualdade homens e mulheres, só assim conseguiremos combater o machismo e por consequência a violência doméstica”, salientou a vice-prefeita.

Além da vice-prefeita Paula Ioris, a formatura foi acompanhada pela vereadora Tatiane Frizzo, pela diretora de Proteção Social da secretaria, Suely Rech, pela gerente de Proteção à Mulheres da Coordenadoria da Mulher, Sonia Rossetti, pela coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Ilva Cunha, pela representante da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores, Jocélia Almeida e pela coordenadora do Centro de Formação do Mão Amiga, Mara Cristina da Silva, além de integrantes do Grupo Brinox.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Vice-prefeita falou para as alunas

Foto por Samuel Maciel

Turma do curso de auxiliar de injetora

Foto por Samuel Maciel