1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Novembro

Saúde de Caxias amplia agendamento on-line de consultas

Mais três UBSs passam a ser contempladas nesta semana

Publicada dia

A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul (SMS) amplia para cinco as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que ofertam agendamento on-line de consultas. A partir desta semana, usuários das UBSs Bela Vista, Cristo Redentor e Rio Branco podem acessar o site da prefeitura e marcar horário para atendimento com médico clínico. As UBSs Alvorada e Ana Rech já possuem o sistema.

Desde que o modelo foi implantado, em maio, foram ofertados cerca de 380 horários. Além do agendamento on-line, permanecem os atendimentos para demanda espontânea e para marcação por telefone para público prioritário. O objetivo da SMS é ampliar gradativamente a marcação on-line para mais Unidades. “O modelo funcionou bem nas duas primeiras e tivemos muito boa aceitação da comunidade para o agendamento on-line, que agora tem mais essa oportunidade de acesso aos atendimentos nas Unidades Básicas. Conforme a capacidade instalada de cada serviço, vamos disponibilizar esse recurso a outras UBSs”, explica a secretária Daniele Meneguzzi.

As consultas são marcadas no site da prefeitura, no link agendamento.caxias.rs.gov.br. É preciso acessar com usuário e senha e, na sequência, optar por UBS, data e horário. A SMS orienta que os pacientes compareçam com 10 minutos de antecedência.

Passo a passo para o agendamento on-line

  • Acessar o site agendamento.caxias.rs.gov.br e informar usuário e senha (se não tiver, basta criar informando nome, e-mail e telefone. O cadastro é simples)
  • Na sequência, clicar em “Novo Agendamento” e selecionar um serviço (“Nome da UBS– médico clínico”). É preciso escolher dia e horário e seguir todos os passos até concluir o agendamento. A confirmação é enviada para o e-mail cadastrado. O agendamento é vinculado ao CPF da pessoa cadastrada
  • O paciente deverá comparecer para a consulta na Unidade escolhida, com 10 minutos de antecedência para apresentação de documento pessoal, Cartão SUS e comprovante de residência. A tolerância para atrasos será de cinco minutos
  • Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais
  • Quando os agendamentos esgotarem, o sistema deixará de aceitar novas marcações, até a abertura de novas vagas

Foto por Secretaria da Saúde