1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Novembro

Saúde oferta testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites

Ação alusiva ao Dia Mundial da Luta contra Aids ocorre na quinta (01/12), na Praça da Bandeira

Publicada dia

No Dia Mundial da Luta Contra a Aids, lembrado na quinta-feira (01/12), a Secretaria da Saúde de Caxias do Sul (SMS) estará na Praça da Bandeira, das 8h30 às 16h, para realizar testes rápidos que detectam, além de HIV, sífilis, hepatite B e C. A ação será realizada por equipes do Serviço Municipal de Infectologia (SMI) e da Atenção Primária em Saúde, com parceria do Instituto de Pesquisas em Saúde da Universidade de Caxias do Sul e da ONG Construindo a Igualdade.

O teste rápido é realizado com uma pequena amostra de sangue, coletada com uma picada no dedo. O resultado sai em poucos minutos e é entregue de forma sigilosa pela equipe especializada do SMI, que faz o aconselhamento do paciente independentemente do resultado. Em caso positivo, a equipe orienta quanto ao tratamento. É preciso apresentar documento com foto e Cartão SUS.

Causada pelo vírus HIV, a Aids pode ser transmitida sexualmente ou pelo contato com sangue contaminado por meio de agulhas, materiais mal esterilizados ou, ainda, da mãe para o bebê durante a gravidez ou parto. Em Caxias do Sul, de acordo com o Boletim Epidemiológico Anual sobre HIV/Aids, entre 2011 a 2021, foram notificados 1.279 casos de Aids. Também foram detectadas 1.471 infecções pelo HIV (quando o vírus ainda não desenvolveu a Aids), casos em que o paciente pode, mediante tratamento, viver anos sem desenvolver a doença e sem transmitir o vírus. Por esse motivo, a SMS reforça que realizar o teste do HIV é, além de autocuidado, um ato de responsabilidade.

De todos os casos de infecção por HIV, entre 2011 e 2021 em Caxias do Sul, quase o dobro é do sexo masculino: são 1.677 pessoas de sexo masculino e 995 do feminino. Em relação à faixa etária de pessoas vivendo com HIV em Caxias do Sul, em 2021, a maioria pertencia à faixa dos 30 a 39 anos, seguida pelas de 20 a 29 anos.

Os testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) estão disponíveis durante todo o ano. A população pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento do Serviço Municipal de Infectologia (junto ao CES) ou as Unidades Básicas de Saúde. O Centro de Testagem e Aconselhamento atende de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h, e na sexta-feira, das 7h às 14h. A procura é espontânea, sem necessidade de encaminhamento médico.

Foto por João Pedro Bressan, Banco de Dados