1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Novembro

Últimos dias para conferir a exposição “Futuros Vencidos”  de Vinicius Libardoni

A mostra fica em cartaz até o dia 11/12, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás

Publicada dia

Selecionada pela Convocatória de Arte – Exposições 2022, a exposição “Futuros Vencidos” retrata o percurso íntimo de Vinicius Libardoni, uma jornada que diz respeito ao êxodo territorial e sentimental do arquiteto-artista ítalo-brasileiro. Nascido no interior do Paraná, formado em arquitetura em Florianópolis com passagem profissional por São Paulo, precisou se deslocar dez mil quilômetros para reconhecer na cidade polonesa de Wrocław, onde fez mestrado e doutorado em artes visuais, uma geografia que lhe fosse familiar.

Esta exposição é um relato gráfico de sua busca pessoal por reencontrar propósito em uma profissão que lhe parecia exaurida de sentido. Longe de casa, o artista foi confrontado com uma realidade completamente nova que, de golpe, prendeu sua atenção. Sua curiosidade, somada ao estranho hábito de caminhar olhando para cima, comum aos arquitetos, lhe aproximou daquelas antigas arquiteturas polonesas e o passado de influência alemã em ruínas, relíquias do Bloco de Leste, séculos distintos coexistindo e sobrepondo-se no mesmo espaço urbano.

Os edifícios que compõem esta série refletem o interesse latente pelo tema da ruína e da suspensão do tempo. Futuros que poderiam ter sido, mas que nunca chegarão a sê-lo, são as possibilidades nunca vividas ou, ainda, uma profecia de futuro que não poderá jamais existir.

A visitação é gratuita e a exposição fica em cartaz até o dia 11 de dezembro, sendo possível realizar visitas aos sábados e aos domingos, nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h.

A Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás fica na Rua Luiz Antunes, 312, no Bairro Panazzolo, em Caxias do Sul/RS.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Futuros Vencidos

Foto por Scharlison.

Futuros Vencidos

Foto por Scharlison.

Futuros Vencidos

Foto por Scharlison.

Futuros Vencidos

Foto por Scharlison.