1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Dezembro

Cultura lança a exposição “Tecendo Histórias” com obras do AMARP

A abertura da mostra acontece no dia 05 de dezembro, na Galeria de Arte do Instituto de Leitura Quindim

Publicada dia

Anualmente, a disciplina de Curadoria dos Cursos de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul (UCS) propõe a ação coletiva de realização de uma exposição nos espaços de arte da cidade, podendo ser tanto na UCS quanto em espaços externos. Neste ano, a proposta surge dentro de forma significativa unindo três instituições de alcance do público, em diferentes instâncias: a Universidade de Caxias do Sul, através dos cursos de Artes Visuais, a Unidade de Artes Visuais, através do Acervo Municipal de Artes Plásticas da Prefeitura Municipal e o Instituto de Leitura Quindim.

“Tecendo Histórias” com obras do AMARP, chega no dia 05 de dezembro com abertura às 19h30, e fica até 21 de janeiro de 2023, na Galeria de Arte do Instituto de Leitura Quindim (ILQ). A exposição surge a partir da escolha inicial de uma obra da artista caxiense Genoveva Finkler, cuja trama feita de vime vai entrelaçar conceitos, histórias e imagens percebidas pelos estudantes de Artes, tramando palavra e imagem e promovendo novas leituras para o público a partir das suas percepções.

Depois de acessar os livros do Instituto Quindim, os estudantes do Curso de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul (UCS) selecionaram seis livros do acervo da instituição, partindo de conceitos vinculados às memórias infanto-juvenis e realizaram a curadoria de 16 obras de arte do AMARP, de diferentes artistas, linguagens e períodos.

As obras selecionadas são dos seguintes artistas: Clara Kessler, Colaço, Genoveva Finkler, Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso de Brito, Ianara Petry Vieira, José Américo Pedroso Marques de Oliveira, Luis Tadeu Vilani, Mauro Bettiol, Miti Tsuneta, Neusa Virgínia Welter Bocchese, Ousmane Msthurin Ndiaye, Sérgio Lopes, Tito de Alencastro, Vêro Corbari, Victor Hugo Porto.

Ao reunir três entidades culturais da cidade, busca-se atingir os mais diferentes públicos convidados a visitar e/ou conhecer a Galeria de Arte do Instituto Quindim e seu espaço cultural e destacar a proposta inclusiva de acessibilidade para as exposições com obras do AMARP, que conta com a parceria da Unidade de Artes Visuais com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul.

“A exposição TECENDO HISTÓRIAS com obras do AMARP vai além de uma atividade acadêmica desenvolvida por estudantes da disciplina de Curadoria: é um projeto que envolve a comunidade artística representada por três espaços que respiram arte na cidade, o AMARP, o Quindim e os cursos de Artes Visuais da UCS. Sair da sala de aula, como uma atividade extensionista e tornar visível o conhecimento construído, aproximando o público desse conhecimento, justifica as ações interdisciplinares entre a arte e a literatura, objetos de estudo que resultaram na exposição,” destaca a professora da disciplina de Curadoria, Profa. Dra. Silvana Boone.

Para ficar por dentro da programação cultural da cidade basta acessar cultura.caxias.rs.gov.br

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Tecendo Histórias

Foto por Luis Tadeu Vilani

Tecendo Histórias

Foto por Ianara Petry Vieira

Tecendo Histórias

Foto por Ousmane Mathurin Ndiaye

Tecendo Histórias

Foto por Tito de Alencastro

Tecendo Histórias

Foto por Clara Kessler