1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Dezembro

Galeria de Arte Gerd Bornheim apresenta a exposição “Matéria difusa – Um olhar sobre a coleção MACRS - Recorte Corporificações”

A mostra faz parte das comemorações dos 30 anos do MACRS

Publicada dia

A Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) por meio do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), a Associação de Amigos do MACRS - AAMACRS, a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) apresentam a exposição “Matéria difusa – Um olhar sobre a coleção MACRS - Recorte Corporificações”, a partir do dia 09 de dezembro, às 19h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim. A mostra tem curadoria de Gabriela Motta, e  faz parte das comemorações dos 30 anos do MACRS.

“Matéria Difusa” apresenta trabalhos de artistas cujas obras nos conduzem a diferentes percepções da realidade. São desenhos, fotografias, objetos, instalações que criam fricções entre si, produzindo novos sentidos sobre a arte, o tempo e o que nos cerca. Simultaneamente, essas obras permitem uma reflexão tanto sobre a natureza e o papel de uma coleção pública de arte contemporânea, quanto sobre o próprio campo da arte, sua multiplicidade de procedimentos e materiais, seus jogos de linguagem, sua relação com os contextos políticos e sociais.

Com base na noção de materialidade difusa, algo que de fato se espalha por todas as direções possíveis e que fala tanto dos materiais propriamente ditos quanto das problemáticas abordadas, foram estabelecidas pela curadora três perspectivas inter-relacionadas, acentuando temáticas e conceitos partilhados por diferentes artistas: língua-viva, imagem e corporificações. Destas, será apresentado, em Caxias do Sul, somente corporificações, na qual se encontram trabalhos em que podemos perceber uma investigação tanto sobre identidade, gênero, migrações, fantasmagoria, quanto sobre as relações entre sujeito e objeto. De algum modo a ideia de corpo — humano ou animal — abriga desejos, mistérios e frustrações, matéria central das obras reunidas no recorte corporificações.

Os artistas presentes na mostra são: Abraham Palatinik, Angelo Venosa, Bruno Novelli, Carla Borba, Carlos Pasquetti, David Ceccon, Elaine Tedesco, Isabel Ramil, Jailton Moreira, Julha Franz, Júlio Castro, Letícia Lopes, Lia Menna Barreto, Luciano Zanetti, Luisa Brandelli, Luiz Roque, Marcela Tiboni, Maria Lidia Magliani, Teti Waldraf e Viviane Pasqual.

Galeria de imagens
1 de 10 imagens

Viviane Pasqual

Foto por Viviane Pasqual

Téti Waldraff

Foto por Téti Waldraff

Marcela Tiboni

Foto por Marcela Tiboni

Luciano Zanette

Foto por Luciano Zanette

Letícia Lopes

Foto por Letícia Lopes

Isabel Ramil

Foto por Isabel Ramil

Elaine Tedesco

Foto por Elaine Tedesco

David Ceccon

Foto por David Ceccon

Bruno Novelli

Foto por Bruno Novelli

Abraham Palatinik

Foto por Abraham Palatinik