1. Início
  2. Notícias
  3. 2023
  4. Janeiro

Ana Rech terá nova UBS mais ampla e moderna

Estimativa é que o espaço esteja concluído em até nove meses, contados a partir desta quinta (12/01), quando foi assinada ordem de início das obras

Atualizada dia

Demanda antiga da comunidade e meta de governo da atual Administração de Caxias do Sul, a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Rech teve a ordem de início das obras assinada na quinta-feira (12/01). A estrutura, com mais salas e capacidade para ampliar atendimentos, deve ser entregue em até nove meses, prazo que pode ser prorrogado por até três meses. O ato de assinatura ocorreu na sede da Sociedade Amigos de Ana Rech (Samar).

A UBS será erguida na modalidade conhecida como “build to suit”, na qual o vencedor do chamamento público constrói ou adapta um imóvel de acordo com a demanda do Município. O modelo é pioneiro em Caxias do Sul e foi definido pela equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde com o objetivo de diminuir gastos públicos. A estrutura deverá atender aos requisitos de uma UBS de porte I, conforme determinado pelo Ministério da Saúde. O projeto e a execução serão de responsabilidade de Jair Lunardi, vencedor do chamamento público e as obras terão fiscalização pela Secretaria de Obras.

O prédio a ser construído será alugado pela Prefeitura de Caxias do Sul pelo período de 180 meses, que poderá ser prorrogado. O valor estabelecido para o aluguel é de até R$ 7.750 mensais. A definição do endereço levou em consideração a localização, observando-se a circunvizinhança, com prioridade para imóveis com acesso ao Bairro Parada Cristal e Santa Bárbara, e estando a um raio de máximo um mil metros a partir da subprefeitura de Ana Rech; a acessibilidade e o valor mensal de locação. O terreno fica na Rua João Andriolo, 4625.

A atual estrutura foi erguida em 1982, inicialmente para atender a demandas administrativas. Com o passar do tempo, foi adaptada para funcionar como UBS e hoje tem dois consultórios, farmácia e salas de vacinas e de procedimentos. A nova unidade terá cerca de 300m² de área construída e contará com farmácia, salas de vacinas, coleta de exames, curativo e observação, consultórios odontológico, ginecológico, clínicos e de pediatria, além de espaço para atividades em grupos e espaços administrativos. A população de abrangência da unidade é de 8 mil pessoas. Atualmente, a UBS Ana Rech tem 3,7 mil usuários cadastrados, número que poderá ser ampliado após a inauguração do novo espaço.

O prefeito Adiló Didomenico destacou que a construção da nova UBS faz parte do plano de governo apresentado à comunidade na campanha eleitoral. Reiterou que a Administração tem balizado sua atuação pelo plano, que já está 82% concluído ou em andamento. “Sabemos que existem muitas outras obras necessárias, mas estamos focando naquilo que colocamos como metas na campanha”, reforçou. De acordo com o chefe do Executivo, o processo demandou um prazo longo por ser algo novo, mas que se apresenta como alternativa viável diante das dificuldades financeiras do Município. Adiantou que procedimento similar deve ser adotado na construção do novo prédio da Escola Laurindo Formolo, no Bairro São Ciro II.

Também mencionou que a Prefeitura trabalhará na retomada do potencial turístico de Ana Rech. Anunciou que está em andamento negociação para a aquisição da área de 8 mil m², onde está localizada a sede da Samar, visando ao investimento na Vila dos Presépios. Lembrou que o Presépio de Rolhas já foi devolvido à comunidade, depois de um período localizado nos pavilhões da Festa da Uva por decisão de administração passada.

O secretário da Saúde em exercício, Milton Balbinot, reforçou que a UBS é tratada como prioridade desde o início da gestão, que buscou várias alternativas para o atendimento da antiga demanda até viabilizar o novo formato de contratação. Relatou que o novo espaço, mais amplo e moderno, beneficiará a comunidade e servidores. Anunciou que, em breve, a Prefeitura anunciará a reforma e ampliação das UBS Parque Oásis e Mariani, e iniciará processo para melhorias na unidade de Galópolis.

A diretora da Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Juliana Argenta Calloni, destacou que a nova UBS faz parte do programa da gestão de reforçar e consolidar a rede básica para resolver a maioria dos problemas da população. “É uma grande conquista para a comunidade, mas também para o Município, que qualifica seu trabalho na prevenção”, observou.

O ato teve as presenças do deputado Carlos Búrigo e representante do deputado Neri, O Carteiro; do presidente da Samar, Edson Tomiello; do presidente da Câmara Municipal, José Dambrós, e dos vereadores Clóvis Xuxa, Elisandro Fiúza, Gilfredo De Camillis, Juliano Valim, Olmir Cadore, Ricardo Daneluz, Sandro Fantinel e Velocino Uez. Representando o Executivo participaram a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos; secretários Elvio Giani, João Uez e Norberto Soletti; no exercício do cargo de titulares, Luzia Oss, do Meio Ambiente, e Cleberson Babestki, do Trânsito; chefe de Gabinete, Cristiano Becker da Silva; procurador Geral Adriano Tacca; presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Gilberto Meletti; e subprefeito de Ana Rech, José Evaney Laurindo. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Silva, também acompanhou o ato.

Galeria de imagens
1 de 7 imagens

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel

Foto por Samuel Maciel