1. Início
  2. Notícias
  3. 2023
  4. Janeiro

Banco do Vestuário realizará curso de noções básicas de costura em fevereiro

Inscrições encerram nesta quinta-feira (26/1)

Atualizada dia

O Banco do Vestuário de Caxias do Sul, ligado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), retorna às atividades com a abertura da primeira turma do ano do Curso de Noções Básicas de Costura, que será realizado em fevereiro. A capacitação é feita em parceria com a Unimed Nordeste RS, com certificação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem pelo Cooperativismo (Sescoop).

O curso é gratuito e destinado para pessoas maiores de 18 anos, desempregadas e que tenham interesse em trabalhar na indústria têxtil. As aulas iniciam no dia 7/2 e seguem até o dia 1º/3. Serão 15 encontros, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, totalizando 60 horas de qualificação.

Durante o treinamento, os alunos aprenderão sobre o funcionamento das máquinas de costura reta, overloque e galoneira, e sobre a execução de técnicas básicas (reta, ângulos, curvas e pesponto). Também terão contato com instrumentos de costura e moldes de corte, além da montagem de peças de vestuário em série.

Conforme a gerente de Geração de Trabalho, Emprego e Renda da SDEI, Fabiana Schleder, o curso é um dos mais procurados na entidade. “É um aprendizado bastante completo. Os alunos já saem preparados para ingressar no mercado de trabalho ou para empreender na área, produzindo peças de roupas em casa, e alcançando a independência financeira”, comenta.

São 12 vagas disponíveis. Interessados devem preencher o formulário de inscrição até quinta-feira (26/1), pelo link: https://tinyurl.com/costura-vestuario . Será feita uma entrevista seletiva com os primeiros 20 inscritos.

Novas turmas dos cursos e oficinas são informadas na página oficial do Capacita Caxias no site da prefeitura: https://tinyurl.com/capacita-caxias.

O Banco do Vestuário fica localizado na Rua Francisco Camatti, 792, no bairro Madureira. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone (54) 3901-1457 ou pelo e-mail bancodovestuario@caxias.rs.gov.br.

Foto por Maicon Duarte