A Escola de Gestão Pública do Município de Caxias do Sul oportunizou 137 capacitações com mais de 5,5 mil participações ao longo de 2022. Foram cursos nas áreas de segurança no trabalho, legislação, liderança, inovação, processos de trabalho e novos softwares e equipamentos.
Marcia Adriana de Carvalho participou da capacitação “Inovação na Administração Pública: por onde começar?” que contou com encontros abertos e uma sequência de aulas para servidores que atuam em cargos estratégicos nas diversas unidades do Município. “O principal impacto foi rever e repactuar os desafios da Administração Pública na contemporaneidade, bem como pensar sobre os processos desempenhados diariamente e a possibilidade de redesenhá-los, otimizando o trabalho de todos os envolvidos por meio de melhorias nas ações”, afirma a servidora que atua na Secretaria de Educação.
Ela destacou a oportunidade de identificar soluções criadas em outros setores da Administração, lembrando a diversidade de atividades onde o Município atua. “Um aspecto relevante é a troca de experiências com colegas de outras secretarias que também exercem papel de liderança, uma vez que ouvir diretamente do outro a sua visão contribui de forma ágil para construir uma perspectiva comum. Enfim, essa capacitação permitiu verificar que temos diversas inovações no cotidiano das secretarias e que, por meio do diálogo e de ações conjuntas, novas possibilidades podem qualificar a entrega para a população”, ressaltou.
A EGP realiza cursos presenciais e online, com instrutores externos e internos, de modo a valorizar e ampliar o capital intelectual dos servidores. Viabiliza a participação em congressos, workshops e demais eventos relacionados às áreas de atuação do serviço público.
Um dos avanços importantes foi a adesão à Escola Federativa, plataforma que agrega conhecimento, compilando cursos online de várias outras instituições parceiras de todo o país. A oferta de cursos direcionados à administração pública proporciona um ambiente de intercâmbio de boas práticas e governança.
A Escola busca ainda a universalização dos programas de formação, abrangendo todos os servidores, ressalvadas as especificidades que possam surgir em alguns treinamentos. Estão entre as diretrizes, a qualificação da gestão pública municipal e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores municipais, necessários para o exercício das atribuições relativas aos cargos, funções e ao serviço público. A Secretaria de Recursos Humanos e Logística é responsável pela coordenação da EGP, realizando o levantamento das necessidades, a contratação, organização e execução dos cursos, bem como as emissões dos certificados e os registros nas fichas funcionais dos servidores.
Foto por Mateus Deon
Foto por Eveline Schmidt
Foto por Vânia Cassol